one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hungria quer enviar exército para fronteira

Criado em 26/08/15 16h25 e atualizado em 26/08/15 16h40
Por Da Agência Lusa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O partido no poder na Hungria anunciou hoje (26) a intenção de enviar tropas para a fronteira com a Sérvia para travar o afluxo de migrantes, horas depois de anunciar um reforço de mais de 2.000 policiais na zona fronteiriça.

O governo quer “possibilitar o recurso ao exército em tarefas relacionadas com a defesa da fronteira e com a migração”, disse o deputado e vice-presidente da comissão parlamentar de Segurança Nacional, Szilard Nemeth, do partido Fidesz, no poder.

O plano deverá ser votado em sessão extraordinária do parlamento na próxima semana, afirmou o deputado, citado pela agência France Presse.

O anúncio surgiu horas depois de o comandante da polícia da Hungria, Karoly Papp, ter anunciado o envio de 2.106 policiais adicionais para a fronteira a partir de 5 de setembro.

A crise migratória na Hungria, que em julho já tinha levado o governo a construir uma vedação na fronteira, levou hoje de manhã a polícia a disparar granadas de gás lacrimogêneo sobre os migrantes, junto ao principal centro de registro, em Roszke.

Segundo um porta-voz, a ação policial foi para dispersar cerca de 200 migrantes que recusaram fornecer as suas impressões digitais.

Um outro porta-voz disse que os migrantes tentaram sair do centro de registo depois de saberem que a Alemanha decidiu facilitar a concessão de asilo aos refugiados da guerra na Síria.

Dados oficiais de hoje indicam que um número recorde de 2.533 pessoas, sendo 555 delas crianças, atravessou a fronteira serbo-húngara só na terça-feira.

Desde o início do ano, segundo números oficiais, mais de 120.000 migrantes entraram na Hungria, membro da União Europeia e do espaço de livre circulação Schengen, a maior parte dos quais seguiu viagem para outros países da União Europeia.

Milhares dos migrantes que chegam todos os dias às costas da Grécia e da Itália pretendem seguir viagem para o norte da Europa, criando uma enorme pressão nas fronteiras de países como a Macedônia, a Sérvia e a Hungria.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário