one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Índia tem pelo menos 180 mortos e 1 milhão de desalojados pela chuva

Criado em 04/08/15 10h21 e atualizado em 04/08/15 10h25
Por da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A chuva torrencial na Índia, durante dias seguidos, deixou cerca de 180 mortos e 1 milhão de desalojados, que foram abrigados em acampamentos, informaram hoje (4) as autoridades.

Rios transbordaram e atingiram milhares de aldeias em áreas de Bengala Ocidental e do nordeste do estado de Manipur, onde estradas e pontes foram fechadas e as comunicações interrompidas.

A maioria das mortes deveu-se a afogamentos, embora quatro tenham morrido no desabamento de terras que soterrou uma aldeia na fronteira entre Manipur e Myanmar, onde a chuva causou outros estragos.

O número de mortos, divulgado nessa segunda-feira, aumentou de 120 para 180 depois de terem sido descobertos mais corpos em Bengala Ocidental e no oeste do estado de Gujarate, onde o nível dos rios recuou e permitiu que as pessoas voltassem para suas casas.

“Cerca de 1,2 milhão de pessoas encontram-se abrigadas em cerca de 1.600 campos para refugiados, improvisados em escolas e outros edifícios governamentais”, disse à agência France Presse o ministro de Gestão de Riscos e Desastres, Javed Ahmad Khan, acrescentando que o transbordamento das represas tinha agravado a inundação em Bengala Ocidental, cuja Costa Leste foi depois atingida, na sexta-feira (31), pelo Ciclone Komen.

“O pior já passou. Agora é preciso concentrarmo-nos em providenciar ajuda e os melhores cuidados às pessoas desalojadas”, disse Gulab Singh, ministro de Gestão de Riscos e Desastres do Estado do Rajistão.

“Após terem recuperado quatro corpos”, as equipes de salvamento continuavam a tentar resgatar pessoas em Manipur, depois do deslizamento de terras que atingiu a aldeia no sábado (1º), disse o supervisor das operações, Jason Shimray.

A Índia, onde cerca de 80% da chuva anual ocorrem entre junho e setembro, enfrenta duras tragédias durante esta época do ano.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário