one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OMS cria em Macau centro de cooperação para a medicina tradicional chinesa

Criado em 18/08/15 08h27 e atualizado em 18/08/15 08h35
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou hoje (18) em Macau o Centro de Cooperação de Medicina Tradicional chinesa, instituição que servirá para a região se afirmar na formação de especialistas e na cooperação internacional.

Para o secretário dos Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, a medicina tradicional chinesa, à qual recorreram 28% da população local ao longo de 2014, é muito útil na prevenção de doenças e, com ela, as pessoas poderão viver melhor.

Alexis Tam disse que o novo centro demonstra a confiança da OMS na competência e capacidade de Macau para a promoção das medicinas alternativas, como a tradicional chinesa, que tem muitos anos de aplicação na cidade.

O centro da OMS visa à formação em medicina tradicional de profissionais locais ou estrangeiros.

O secretário disse ainda que, no centro, as pessoas vão aprender a gerir serviços de saúde na área da medicina tradicional e obter formação continua nessa área.

O lançamento da instituição ocorreu na abertura do Fórum Internacional de Medicina Tradicional, que reúne em Macau cerca de 300 especialistas e representantes políticos de 27 países ou regiões.

Para Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, a medicina tradicional tem conquistado adeptos, já que entre os Estados-Membros da instituição que dirige, entre 1999 e 2012, passaram de 25 a 69 aqueles que definiram políticas sobre a medicina tradicional, aumentaram de 65 para 119 os que regularam a utilização de ervas no tratamento de pacientes e subiram de 19 para 73 aqueles que passaram a dispor de um centro de investigação de medicinas alternativas.

Ela lembrou que muitas pessoas sem recursos e doentes não se deslocam a clínicas ou centros de urgência, "porque nenhum deles está disponível ou acessível", recorrendo à medicina tradicional, "não como primeira escolha, mas como a única opção disponível".

O diretor da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa, Wang Guoqing, afirmou que esse tipo de assistência à saúde é disponibilizado atualmente na China em 3.590 hospitais, com 600 mil leitos.

O fórum, que vai até sexta-feira (21), tem como tema principal "Como implementar as estratégias de medicina tradicional da Organização Mundial da Saúde".

Além do centro da OMS, a cidade dispõe de um laboratório criado pelas universidades de Macau e de Ciência e tecnologia e do parque científico e industrial de medicina tradicional chinesa, criado no âmbito da cooperação com a província continental chinesa de Guangdong.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário