one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Papa adere à campanha por solução negociada sobre soberania das Malvinas

Criado em 19/08/15 23h04 e atualizado em 19/08/15 23h49
Por Monica Yanakiew Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O papa Francisco aderiu a uma campanha que pede ao Reino Unido que aceite dialogar com a Argentina sobre a posse das Ilhas Malvinas – ou Falkland Islands para os britânicos. O remoto arquipélago, no Atlântico Sul, é motivo de disputa entre os dois países há dois séculos.

Os argentinos reivindicam a soberania das ilhas, que herdaram da Espanha e foram ocupadas pelo Reino Unido. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o arquipélago um território em disputa e há 50 anos emitiu a Resolução 2.065, instando os dois países a buscarem uma solução negociada.

Mas o Reino Unido considera que o futuro das ilhas deve ser decidido pelos próprios moradores, reivindicando o princípio de autodeterminação dos povos. A Argentina diz que o princípio só se aplica a uma população nativa e os moradores das Malvinas são descendentes dos colonos britânicos.

A disputa resultou numa guerra, em 1982, quando os militares argentinos tentaram recuperar o arquipélago e foram derrotadas pelas Forças Armadas britânicas. Mas a Argentina continua reivindicando a soberania das ilhas. Este ano, no cinquentenário da Resolução 2.065, foi lançada uma campanha pedindo diálogo entre os dois países para dar por encerrada a questão.

Sete ganhadores de Premio Nobel endossaram a campanha. E o papa – que é argentino – tirou uma foto, com o cartaz, que diz: É tempo de diálogo entre a Argentina e o Reino Unido pelas Malvinas. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, divulgou a foto pelas redes sociais nesta quarta-feira (19).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário