one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Alemão conta experiência de abrigar um refugiado sírio em casa

Criado em 11/09/15 17h23 e atualizado em 14/09/15 16h02
Por Leandro Melito Edição:Edgard Matsuki - Portal EBC

Principal destino dos refugiados que buscam refúgio por terra na Europa, a Alemanha já recebeu 450 mil migrantes em 2015 e deve receber mais 800 mil pessoas até o final do ano. O número é quatro vezes maior que o registrado em 2014. Apenas nos primeiros oito dias de setembro, a Alemanha recebeu 37 mil pedidos de asilo.

Vindos principalmente da Síria, os refugiados têm encontrado a solidariedade de pessoas que se mobilizam para receber e hospedar os que estão chegando. É o caso do David Freches, que abrigou Khalil, sírio que deixou Kobani. A cidade é a mesma de onde partiu o garoto Ayslan Kurdi que foi encontrado morto em uma praia da Turquia e se tornou símbolo da crise dos refugiados.

Freches contou, em entrevista ao Portal EBC, que as autoridades alemães têm dificuldade em atender a todos refugiados e encaminhá-los para os abrigos. No centro de Berlim, cerca de 1.500 pessoas estão esperando  encaminhamento para seus destinos. Devido à espera, muitos deles dormem próximo a um parque na região central da capital alemã.

Foi justamente nesse local que David e seus amigos encontraram Khalil. "Nos reunimos para conseguir alguma água, comida e roupas e depois que isso terminou avistamos um grupo de seis refugiados, que estavam acompanhados por um tradutor e um médico que trabalhava voluntariamente".

Após a longa viagem com seu irmão para chegar a Berlim, Khalil havia direcionado para um campo de refugiados a oeste de Berlim e seu irmão foi levado de ônibus para outro campo de refugiados. "Quando o encontramos, ele estava desesperado porque estava sendo separado do seu irmão. Ele tinha uma passagem de trem mas estava desesperado, não sabia o que fazer nem para onde ir. Foi quando deicidimos oferecer abrigo a ele".

David e seu amigo Fabian levaram Khalil ao mercado para comprar comida, emprestaram seu notebook e foram a um lugar com conexão a internet para que Khalil pudesse conversar com a família via Skype. No dia seguinte, decidiram levá-lo à Estação Central de Berlim e conversaram com o funcionário da estação que explicou em quais estações ele deveria descer e que trens ele poderia pegar como conexão. 

Sobre o dia em que abrigou um refugiado, David acredita que foi um momento único: "Isso realmente me tocou emocionalmente e me fez pensar sobre a minha vida na Alemanha e a sorte de não ter que me deparar com problemas como a guerra e essa situação de ter de deixar sua casa, deixar amigos", conta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário