one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Usina de Fukushima, Japão

Imagem:

Compartilhar:

Ex-trabalhador com câncer entra com a primeira ação contra central de Fukushima

Criado em 02/09/15 10h48 e atualizado em 02/09/15 11h19
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Um ex-trabalhador apresentou a primeira ação contra a operadora da Central Nuclear de Fukushima por ter sido diagnosticado com câncer, após exposição a uma dose excessiva de radiação, informou hoje (2) a imprensa japonesa.

A ação, apresentada ontem (1º) pelos advogados do funcionário em um tribunal de Sapporo (Norte), é a primeira que se baseia na relação entre um caso de câncer e os trabalhos em Fukushima após a crise nuclear de 2011, informou o jornal Mainichi.

O antigo empregado da central, de 57 anos, reivindica uma indenização de 65 milhões de ienes (481 mil euros) à operadora Tokyo Electric Power e a duas empresas subcontratadas encarregadas dos trabalhos nas instalações nucleares, divulgou o jornal Asahi.

O homem trabalhou na central de Fukushima Daiichi entre o início de julho e o final de outubro de 2011, meses depois do acidente nuclear causado pelo terremoto e o tsunami de 11 de março do mesmo ano. Sua tarefa era remover os resíduos com máquinas, segundo consta na denúncia, na qual estima ter recebido uma dose de radiação superior a 100 microsieverts durante aquele período. O empregado  afirma que várias vezes trabalhou sem dosímetro (dispositivo que registra a radiação acumulada no corpo).

Isso significa que em quatro meses superou o limite de radiação anual fixado pela norma japonesa para trabalhadores de instalações nucleares, embora o governo tenha decidido elevar o limite anual até  250 microsieverts, de forma excepcional, durante a crise de Fukushima.

Quase um ano depois de trabalhar em Fukushima, foram diagnosticados no trabalhador três casos independentes de câncer - na bexiga, no estômago e no cólon, segundo o Asahi.

Antes de apresentar a ação em tribunal, o antigo funcionário da central pediu uma indenização por acidente de trabalho, que foi rejeitada pelo Departamento de Inspeção Laboral da prefeitura de Fukushima. Por outro lado, a operadora da fábrica indicou que vai analisar o pedido.

Cerca de 7 mil pessoas trabalham diariamente no desmantelamento da central e no controle dos resíduos radioativos de Fukushima. Depois de ser atingida por um terremoto e um tsunami em 2011, a cidade japonesa passou pela pior crise nuclear da história desde a de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário