one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hungria anuncia instalação de barreira de arame farpado na fronteira com Croácia

Criado em 18/09/15 12h51 e atualizado em 18/09/15 14h19
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Ao início da tarde, a Croácia começou a encaminhar os migrantes que estão no seu território para a fronteira com a Hungria. A barreira vai ser instalada ao longo de 41 quilômetros de terra, acrescentou o primeiro-ministro. Os restantes 330 quilômetros de fronteira entre os dois países estão delimitados pelo Rio Drave, de difícil travessia.

"Seiscentos soldados estão já no local, 500 vão chegar durante o dia e 700 serão enviados durante o fim de semana", explicou. Na região, encontram-se também 200 agentes policiais, estando prevista a chegada durante o dia de mais uma centena e de mais 500 no fim de semana. "Vai ser impossível esconder-se atrás do mais pequeno monte de terra. Defenderemos as nossas fronteiras", declarou Orban.

Soldados húngaros montam cerca de arame farpado ao Sul do país, na fronteira com a Croácia

Soldados húngaros montam cerca de arame farpado ao Sul do país, na fronteira com a Croácia Balazs Mohai/EPA/Agência Lusa

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, anunciou hoje (18) o início da instalação de uma barreira de arame farpado na fronteira com a Croácia para se proteger dos milhares de migrantes que pretendem alcançar a Europa Ocidental.

"Os trabalhos para o bloqueio da fronteira começaram e parece que não podemos contar com ninguém", declarou Orban, numa entrevista à rádio pública depois da chegada de milhares de migrantes da vizinha Croácia, cujas autoridades consideram "saturada" a capacidade de acolhimento.

A Hungria, defensora de uma linha dura contra os migrantes, tinha já levantado uma barreira ao longo dos 175 quilômetros da fronteira com a Sérvia, por onde passavam a maioria dos requerentes de asilo que pretendem alcançar os países ricos do Oeste ou Norte da Europa.

As autoridades tinham anunciado a intenção de construir uma barreira a Leste, na fronteira com a Romênia.

Mais de 200 mil migrantes, sobretudo oriundos do Médio Oriente e em fuga de zonas de guerra, passaram pela Hungria, principalmente vindos da Sérvia, desde o início do ano.

A fronteira da Sérvia com a Hungria está fechada desde terça-feira (15) e milhares de pessoas procuram uma nova rota através da vizinha Croácia. Dali esperam poder continuar o trajeto pela Eslovénia, a Oeste, ou pela Hungria, a Norte.

A polícia húngara anunciou hoje que 453 migrantes, sobretudo sírios e afegãos, entraram ilegalmente na Hungria, a partir da Croácia, o que é passível, de acordo com a nova legislação em vigor na terça-feira, de ser punido com pena de prisão. "A rota dos Balcãs ocidentais continua existindo. O bloqueio da fronteira da Sérvia com a Hungria não impediu novas entradas", disse o chefe do governo.

A Hungria foi alvo de novas críticas internacionais depois dos violentos confrontos, na quarta-feira (16), na fronteira com a Sérvia. A polícia respondeu as pedras atiradas pelos migrantes com canhões de água e granadas de gás lacrimogêneo, repelindo as pessoas que tentavam entrar na Hungria.

Viktor Orban afirmou que a violência foi organizada por "um terrorista", detido pelas autoridades, e que um inquérito está em curso. "Isso mostra que não se trata apenas de um problema de imigração, mas que devemos falar seriamente de ameaças e de terrorismo", disse.

A versão foi contestada pelo antigo primeiro-ministro socialista Ferenc Gyurcsany, que mostrou hoje aos jornalistas um vídeo em que se veem as barreiras abertas do lado da fronteira húngara e os migrantes avançando aos gritos de "Obrigada Hungria", antes de serem brutalmente repelidos pela polícia.

"Acuso Viktor Orban de mentir, os migrantes atravessaram a fronteira calmamente a convite da polícia", declarou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário