one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente da Guatemala, Otto Pérez

Imagem: World Economic Forum/ Flickr

Compartilhar:

Justiça da Guatemala autoriza mandado de prisão contra presidente

Criado em 03/09/15 05h50 e atualizado em 03/09/15 07h37
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Justiça da Guatemala expediu, nessa quarta-feira (2), mandado de prisão contra o presidente Otto Pérez, acusado de corrupção, a poucos dias das eleições gerais no país.

“O mandado de prisão contra o presidente foi autorizado” pelo juiz Miguel Angel Galvez, encarregado do processo, anunciou a porta-voz do Ministério Público, Julia Barrera.

O presidente conservador, um general da reserva de 64 anos e no poder desde 2012, tinha perdido a imunidade por votação unânime no Parlamento, uma medida inédita na história da Guatemala e comemorada nas ruas.

O procurador da Guatemala tinha recomendado, no fim de agosto, ao presidente Otto Pérez que renunciasse devido às acusações de corrupção, a fim de preservar a estabilidade do país, onde tem  ocorrido grandes protestos antigovernamentais.

O escândalo estourou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da Organização das Nações Unidas com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da ex-vice-presidente Roxana Baldetti de envolvimento numa rede de contrabando e fraude tributária.

Baldetti deixou o cargo em 8 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado protestos na Guatemala que, no próximo dia 6, escolhe o sucessor de Otto Pérez. O presidente, cujo mandato termina em janeiro, não pode disputar novamente o cargo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário