one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Merkel defende cotas vinculativas para Europa acolher refugiados

Criado em 08/09/15 12h33 e atualizado em 08/09/15 12h46
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A chanceler alemã afirmou hoje (8) que os países da União Europeia devem ter "cotas vinculativas" para receber refugiados. A declaração ococrre no mesmo dia em que o primeiro-ministro de Luxemburgo defendeu que a solidariedade deve se espalhar por outros continentes.

"Necessitamos de cotas vinculativas", defendeu Angela Merkel em coletiva de imprensa, após um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, para tratar exclusivamente da crise migratória que a Europa vive atualmente.

Apesar de defender a ideia, Merkel admitiu que a repartição deve ser decidida "segundo determinados critérios" para que seja justa, algo que, por agora, está "infelizmente muito longe".

A chanceler alemã defendeu uma solução consensualizada pelo menos entre os 25 países europeus que têm uma política de asilo comum e descartou uma decisão por maioria no Conselho Europeu, após advertências da Comissão Europeia neste sentido, mesmo que o consenso demore mais tempo para ser alcançado.

"Temos de convencer todos, mesmo que pareça difícil", disse a chanceler, reconhecendo que uma "solução comum não será muito rápida", mas acabará por chegar.

O tamanho da crise e o grande número de refugiados da Síria que têm entrado na Europa nas últimas semanas tornaram o acordo Dublin III desadequado, uma vez que o documento estipula que os refugiados devem ficar no país europeu a que chegam em primeiro lugar.

A chanceler destacou que o plano do presidente do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker, a proposta comum franco-alemã sobre este tema e o programa de dez pontos do primeiro-ministro sueco são relativamente semelhantes, uma vez que todos defendem quotas obrigatórias, um registro no país de entrada, indicadores mínimos para aceitar o pedido de asilo e uma lista de países de origem segura, que excluiria seus cidadãos de solicitarem asilo à UE.

Também hoje, o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, propôs que outros países e continentes acolham os refugiados que chegam à União Europeia para conseguir solidariedade maior entre todas essas pessoas.

Durante entrevista, Bettel defendeu que é importante envolver os países africanos nesta crise dos refugiados, sublinhando que o encontro que se realizará em La Valetta, em novembro, será muito importante.

Ele disse ainda que outros continentes, como Estados Unidos e a Rússia, também podiam mostrar disponibilidade para acolher os refugiados sírios que migraram para a Europa fugindo do conflito em seu país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário