one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Linha de produção Volkswagen

Imagem:

Compartilhar:

Procuradoria alemã inicia investigação contra ex-presidente da Volkswagen

Criado em 28/09/15 11h20 e atualizado em 28/09/15 11h37
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A procuradoria da cidade de Braunschweig (no centro da Alemanha) anunciou nesta segunda-feira (28) que iniciou diligências contra o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn por crime de fraude, pela manipulação das emissões de gases poluentes.

"O objetivo das investigações é especialmente esclarecer as responsabilidades", assegurou, em um comunicado, o Departamento Central para Delitos Econômicos da Procuradoria de Braunschweig.

A investigação judicial foi aberta devido a várias denúncias contra o maior fabricante de veículos do mundo, indicou a procuradoria. Entre as denúncias, assegura o comunicado, encontra-se uma da própria Volkswagen, dirigida contra "desconhecidos".

A procuradoria de Braunschweig já havia indicado, na quarta-feira passada, que estudava iniciar diligências contra a Volkswagen, após a chegada das primeiras denúncias.

As denúncias, na maioria de cidadãos, foram apresentadas depois de terem sido divulgadas as investigações de autoridades norte-americanas, que revelaram a polêmica falsificação das medições de emissões de gases poluentes pela Volkswagen em milhões de veículos.

A investigação ocorre paralelamente a uma outra, aberta pelo Governo alemão, que na semana passada criou uma comissão no âmbito do Ministério dos Transportes para investigar o caso.

Winterkorn pediu demissão na quarta-feira passada, depois do grupo Volkswagen reconhecer que montou, em onze milhões de automóveis, um software que identifica quando o veículo está submetido a um teste para que então o motor emita menos gases poluentes e cumpra os limites legais.

Destes 11 milhões de veículos, cinco milhões são da marca Volkswagen e de outras marcas do grupo e cerca de 2,8 milhões foram vendidos na Alemanha.

O novo presidente do maior fabricante de automóveis do mundo, Matthias Müller, assegurou em carta enviada aos cerca de 600 mil empregados do grupo em todo o mundo que vai esclarecer completamente a questão da manipulação de emissões de gases poluentes.

O grupo também anunciou no sábado que prevê reparar, em breve e gratuitamente, a manipulação em todos os veículos atingidos, nos modelos a diesel comercializados ao longo de anos em vários países.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário