one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

EI: Canadá pode treinar combatentes curdos, para compensar saída da coalizão

Criado em 23/10/15 08h23 e atualizado em 23/10/15 11h33
Por Da Agência Sputinik Fonte:Agência Brasil

Caso o novo governo do Canadá desista de participar dos combates ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), as autoridades do país podem, como forma de compensação, começar a treinar combatentes curdos, disse ao Sputnik o parlamentar canadense, Adam Smith, do Partido Verde.

“A saída da campanha contra o EI possivelmente não fará bem para as relações com os EUA. Ainda veremos o nível de seriedade dos compromissos que teremos de assumir, em termos de treinamento de combatentes e envio de ajuda, para compensar a desistência da participação direta em operações militares”, disse Smith. 

Segundo o político, a eficiência da operação contra o EI não será afetada após a saída do Canadá, pois sua participação na campanha militar era “em grande parte simbólica”. Para manter as boas relações com os EUA, mesmo não participando mais de combates, o Canadá dificilmente se distanciará da posição norte-americana sobre o conflito, explicou o parlamentar.

Esta semana, o recém-eleito primeiro-ministro do Canadá do Partido Liberal, Justin Trudeau, confirmou sua intenção de retirar as forças aéreas de seu país do conflito militar contra o Estado Islâmico, na Síria e no Iraque.

Os Estados Unidos faz uma operação militar contra o EI, desde o verão de 2014, com apoio de aliados, entre os quais o Canadá. A coalizão se limita a realizar ataques aéreos às posições dos terroristas, contando com o apoio em terra das forças governamentais do Iraque e da “oposição moderada” síria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário