one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Espanhóis protestam contra políticas que geram desigualdade

Criado em 17/10/15 14h38 e atualizado em 17/10/15 14h40
Por Da Agência Lusa Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

Mais de 1,3 mil organizações da sociedade civil espanhola convocaram para hoje (17) mobilizações em meia centena de cidades, incluindo Madrid, para protestar contra as políticas que geram pobreza e desigualdade. O lema das manifestações é “As pessoas acima das multinacionais”.

Coincidindo com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o protesto na capital espanhola vai figurar como a “última grande ação” da semana global de iniciativas contra a pobreza e o Acordo Transatlântico de Livre Comércio e Investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo os organizadores (TTIP).

As organizações querem que as pessoas demonstrem oposição a uma “crescente desigualdade e pobreza”, que beneficia as elites económicas e afetam o bem-estar e direitos humanos das grandes maiorias sociais.

A campanha “NoalTTIP” e a Aliança Espanhola Contra a Pobreza, que reunem as mais de 1,3 mil organizações que convocaram os protestos, também consideram que os tratados de livre comércio que a União Europeia pretende firmar com os Estados Unidos e o Canadá “geram um grave déficit democrático na participação e soberania”.

Em comunicado, um dos grupos afirmou ser “intolerável” que os poderes públicos e empresas tenham se acostumado a “conviver com as atuais taxas de pobreza e exclusão social”.

Uma em cada cinco pessoas vivem na Espanha em risco de pobreza e exclusão. De acordo com NoalTTIP, a desigualdade continua a crescer, enquanto o número de milionários aumentou 13% entre 2012 e 2013. Conforme a entidade, a Espanha é o segundo país na Europa em índices de desigualdade.

As exigências dos organizadores dos protestos são um novo modelo econôómico e social que transforme radicalmente as regras do jogo, de modo que as pessoas sejam a “prioridade”.

 

Editor Armando de Araújo Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário