one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo iraquiano abre zona verde de Bagdá à população

Criado em 04/10/15 23h07
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou neste domingo (4) a abertura ao público da chamada zona verde, perímetro de alta segurança em Bagdá, onde se encontram a sede do governo e várias embaixadas.

Ocupada após a invasão do país pelas forças norte-americanas em 2003, a zona verde abrange 10 quilômetros quadrados no coração de Bagdá e era considerada pelos iraquianos um símbolo da ocupação americana.

"O primeiro-ministro abriu a zona verde à circulação de pessoas e de veículos", diz comunicado divulgado pelo gabinete do chefe do governo. Segundo o texto, a abertura da área representa o cumprimento de uma promessa feita à população.

Antes da invasão do Iraque pelos norte-americanos, a zona verde acolhia o então presidente Saddam Hussein e outros responsáveis pelo regime, que viviam em palácios faustosos, que foram depois ocupados por forças estrangeiras e pela nova classe política iraquiana, que é atualmente acusada de corrupção generalizada.

As forças norte-americanas retiraram-se do Iraque no final de 2011.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário