one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Israel rejeita resolução da Unesco sobre Palestina ocupada

Criado em 22/10/15 07h41 e atualizado em 22/10/15 08h03
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Israel rejeitou a resolução aprovada nessa quarta-feira (21) pelo Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a Palestina, que critica a política israelense em Jerusalém.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, Emanuel Nahson, afirmou, em comunicado, que o país “rejeita totalmente a decisão tomada sobre ‘a Palestina ocupada’” e assegurou que essa resolução “pretende transformar o conflito palestino-israelense em um confronto religioso”.

Nahson afirmou ainda que o Conselho Executivo da Unesco juntou-se aos que querem por fogo nos lugares mais sensíveis da humanidade, referindo-se à Esplanada das Mesquitas, que abriga a Mesquita Al Aqsa, o terceiro lugar sagrado para o Islã e o primeiro para o judaísmo.

A emblemática Cúpula da Rocha fica no rochedo onde o profeta Maomé teria subido aos céus no seu jumento alado, Al Buraq. Muito próxima está a Mesquita Al Aqsa, que frequentemente dá nome à esplanada.

Foi nesse local que o rei Salomão construiu o seu templo, do qual não resta qualquer vestígio. As enormes pedras do Muro das Lamentações são o último vestígio do segundo templo construído vários séculos depois pelo rei Herodes e destruído no ano 70 d.C. pelos romanos.

A resolução, apresentada pela Argélia, o Egito, Kuwait, Marrocos, a Tunísia e os Emirados Árabes Unidos, condena as ações de Israel na região, incluindo a restrição do acesso dos muçulmanos ao local durante as celebrações do Eid (celebração muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadã), no mês passado, justificada por motivos de segurança.

A resolução foi apoiada por 26 dos 58 países do Conselho Executivo da Unesco, enquanto 25 membros se abstiveram.

Seis países manifestaram-se contra: os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, Holanda, República Tcheca e Estônia, sendo que um membro estava ausente.

Nahson afirmou que a decisão tomada pelo conselho do organismo internacional vem “inflamar a região” e que os autores da proposta usaram “irresponsavelmente a retórica e distorceram a história”.

Na sua opinião, a resolução representa um passo para “as intenções palestinas de reescrever a história e distorcer o Patrimônio da Humanidade nessa parte do mundo”. Ele  insistiu que “os laços profundos entre os judeus e os seus lugares sagrados em Jerusalém são inegáveis e nenhuma decisão da Unesco pode mudar isso”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário