one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fredrik Sandberg/Agência Lusa

Compartilhar:

Nobel de Medicina é concedido a pesquisadores dos EUA, do Japão e da China

Criado em 05/10/15 07h14 e atualizado em 05/10/15 08h47
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os investigadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, foram hoje contemplados com o Prêmio Nobel da Medicina, segundo comunicado da Academia Sueca.

Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infeções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

"As doenças provocadas por parasitas têm afetado a humanidade há milênios e constituem problema sanitário global. As doenças parasitárias afetam as populações das regiões mais pobres do mundo e representam grande barreira à melhoria da saúde e do bem-estar. Este ano, os ganhadores do Nobel desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das mais devastadoras doenças parasitárias", diz o comunicado.

Sobre Campbell e Omura, o Comitê Nobel realçou a descoberta do novo medicamento avermectin, que tem permitido baixar significativamente a incidência da cegueira dos Rios e a filariose linfática, também conhecida por elefantíase tropical, causada por vermes parasitas do tipo filarioidea.

Em relação a Youyou Tu, o comitê destacou a descoberta da artemisinin, um medicamento que tem reduzido significativamente a taxa de mortalidade em pacientes que contraíram malária (também conhecida como paludismo). "As duas descobertas concederam à humanidade meios poderosos para combater essas doenças debilitadoras, que afetam anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. São imensas as consequências para a melhoria da saúde humana e para a redução do sofrimento", acrescenta a nota.

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura será anunciado quinta-feira (8) em Estocolmo pela academia.

Entre os candidatos ao título está a romancista e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievitch, cujo nome vem sendo cotado há vários anos para o prêmio, sendo a preferida dos meios literários.

O queniano Nugi wa Thiong´o, o norueguês Jon Fosse, a romena Mircea Cartarescu e a norte-americana Joyce Carol Oates também são citadas como favoritos.

O Prêmio Nobel da Paz será anunciado sexta-feira (9) e o de economia no dia 12.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário