one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU pede investigação sobre ataque em festa de casamento no Iêmen

Criado em 09/10/15 08h58 e atualizado em 09/10/15 09h05
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O responsável pela ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, nessa quinta-feira (8), uma investigação sobre o bombardeio em uma festa de casamento no Iêmen, que matou dezenas de pessoas. A coligação liderada pela Arábia Saudita é suspeita de ser a autora do ataque.

Stephen O'Brien, subsecretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, disse estar “profundamente perturbado” pelas notícias dos civis mortos no bombardeio.

“Peço uma investigação rápida, transparente e imparcial sobre o incidente”, disse O'Brien, em comunicado.

“É urgente uma real responsabilização das partes envolvidas no conflito, quer sejam Estados ou [outros] grupos, de modo a assegurar que o compromisso, sob lei internacional, de proteger civis tem significado”, acrescentou.

O'Brien citou o ministro da Saúde Pública do Iêmen, que disse que pelo menos 47 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, incluindo mulheres e crianças.

Fontes médicas confirmaram 28 mortos à Agência France Press

O ataque aéreo atingiu uma casa, onde dezenas de pessoas comemoravam um casamento, na cidade de Sanban, província de Dhamar, a 100 quilômetros da capital Sanaa.

Segundo testemunhas, o ataque foi feito pela coligação liderada pela Arábia Saudita que, desde março, faz campanha de apoio ao presidente Abedrabbo Mansour Hadi e contra os rebeldes xiitas houthis, apoiados pelo Irã. A coligação, no entanto, negou qualquer envolvimento na ação.

O'Brien lembrou que 4.500 civis já foram mortos ou feridos desde que a campanha começou. “É mais do que em qualquer país ou crise no mundo, no mesmo período”, afirmou.

“Com a tecnologia moderna de armas, há pouca desculpa para erros”, acrescentou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário