one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Efeito estufa

Imagem: INPEvideoseduc/ Reprodução

Compartilhar:

Países que mais emitem carbono apresentam metas de redução até 2030

Criado em 16/10/15 16h07 e atualizado em 16/10/15 17h56
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A seis semanas da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), marcada para dezembro em Paris, 149 países já anunciaram suas metas para a redução de gases de efeito estufa entre 2025 e 2030, mas várias organizações dizem que são insuficientes. O objetivo é não deixar que a temperatura média do planeta aumente mais do que 2 graus Celsius até 2100.


Entre o conjunto de países que representam 90% das atuais emissões de gases de efeito estufa (GEE), a China é o principal emissor mundial, com um quarto (25%) do total. Pela primeira vez, o governo chinês comprometeu-se a um limite de emissões de GEE até 2030.


A União Europeia pretende reduzir em pelo menos 40% até 2030 as suas emissões (tendo como base no ano de 1990) e obter um equilíbrio zero de carbono até 2100 (ou seja, compensar totalmente as emissões de carbono). Terceiro maior emissor mundial, com 10% do CO2 de todo o mundo, a UE "poderia melhorar a sua contribuição", ressalta a Fundação Hulot, que destaca "uma dinâmica positiva".

Já o Climate Action Tracker, que agrupa vários centros de investigação, ressalta que a UE está tendo um grau de envolvimento "médio".

A Índia, o quarto maior emissor de GEE, promete reduzir a sua "intensidade de carbono" em 35% até 2030 (em relação a 2005), mas sem fixar um objetivo de redução global de emissões. A Índia conta obter 40% da sua eletricidade de fontes renováveis até 2030, mas admite a sua dependência ao carvão (cuja produção vai duplicar até 2020).

O quinto emissor mundial, a Rússia, quer cortar entre 25% e 30% entre 1990 e 2030. O Climate Action Tracker sublinha, ainda assim, que retirando o efeito positivo gerado pelas florestas russas, a redução dos GEE industriais prevista não passa de 6% a 11%, taxando o esforço russo como "insuficiente".

O Japão pretende reduzir os GEE em 26% entre 2013 e 2030, contando com a volta do uso da energia nuclear, parada desde a catástrofe de Fukushima (acidente nuclear na Usina de Fukushima, no Japão, em 2011). As organizações não governamentais (ONGs) consideram "insuficiente" a proposta do Japão, um dos grandes consumidores de carvão no mundo.



O Brasil anunciou que quer reduzir as emissões em 43% até 2030 (base 2005), apostando nas energias renováveis. O plano foi bem acolhido, mas com críticas das ONGs quanto ao "esforço insuficiente" contra o desmatamento.



A maior parte dos países produtores de petróleo ainda não entregou o plano à Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais Arábia Saudita, Irã, Omã, Catar, Kuwait, Nigéria e Venezuela.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário