one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poluição do ar em Pequim, na China

Imagem:

Compartilhar:

Pequim arrecadou 13,8 milhões de euros em multas por poluição

Criado em 13/10/15 07h25 e atualizado em 13/10/15 07h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A capital chinesa arrecadou 100 milhões de yuan (13,85 milhões de euros) em multas aplicadas por violação das normas ambientais nos primeiros nove meses do ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, informou hoje (13) a agência oficial de notícias Xinhua.

De janeiro a setembro, as autoridades de Pequim investigaram 2.492 casos envolvendo poluição da água e do ar e projetos de construção que não cumpriram as normas.

Neste mês, a China adotou taxas para as empresas emissoras de compostos orgânicos voláteis, responsáveis pela formação de PM2.5, as partículas suspensas inaláveis usadas como principal indicador para avaliar a poluição atmosférica.

Fabricantes de móveis e empresas dos setores de petroquímica, de automóveis e eletrônicos foram as mais afetadas, com multas que variam entre 10 e o 40 yuan (1,40 euros e 5,5 euros, respectivamente) por quilo de matéria descarregada.

"As multas são superiores aos custos que as empresas teriam se tratassem devidamente as suas emissões e, por isso, deverão levar à adoção de práticas limpas", acrescentou a Xinhua.

A poluição é uma das principais fontes de insatisfação popular na China.

Em Pequim, onde vivem cerca de 21,5 milhões de pessoas, a qualidade do ar está muitas vezes acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

"Vamos declarar guerra à poluição e iremos combatê-la com a mesma determinação com que lutamos contra a pobreza", anunciou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no primeiro relatório que apresentou à Assembleia Nacional Popular (Parlamento), em março do ano passado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário