Digite sua busca e aperte enter


Bandeira de Portugal

Imagem: OsvaldoGago / Wikimedia Commons

Compartilhar:

Portugueses vão às urnas neste domingo para escolher próximo governo

Criado em 03/10/15 16h38 e atualizado em 03/10/15 17h50
Por Repórter Brasil Fonte:TV Brasil

Os portugueses vão às urnas este domingo (4) para escolher quem vai comandar o país nos próximos anos. O plano de austeridade econômica está no centro das discussões. 

Em Portugal, três anos de uma severa política de austeridade não levaram ao enfraquecimento do atual governo. Pesquisa da Universidade Católica mostra a coligação de centro-direita liderada pelo atual primeiro-ministro Pedro Passos à frente, com 38% das intenções de voto.  

O Partido Socialista, de Antônio Costa aparece em segundo lugar com 32%. 15% dos eleitores continuam indecisos. 

A eleição em Portugal é vista como um verdadeiro referendo sobre a política de austeridade adotada pela União Europeia depois da crise. Se Pedro Passos vencer no domingo, se tornará o primeiro líder europeu a ser reeleito depois de concluir um programa de recuperação econômica. 

Portugal: Presidente do Partido Social Português Democrata (PSD)  e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho durante um comício
Portugal: Presidente do Partido Social Português Democrata (PSD) e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho durante um comício , por renata.martins

O candidato socialista Antônio Costa defende a necessidade de flexibilizar o aperto, reduzir impostos e gerar emprego.

O Secretário-Geral do Partido Socialista português (PS) Antonio Costa posa para um selfies com grupo durante um comício
O Secretário-Geral do Partido Socialista português (PS) Antonio Costa posa para um selfies com grupo durante um comício , por renata.martins

Nas ruas, boa parte dos portugueses está desanimada com os políticos e pessimista com as eleições. Confira reportagem do Repórter Brasil e a análise do cientista político Emir Sader:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário