one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia da Turquia prende jornalistas

Imagem:

Compartilhar:

Turquia adverte Rússia após violação do seu espaço aéreo

Criado em 05/10/15 16h32 e atualizado em 05/10/15 16h36
Por Agência Lusa Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou hoje (5) que seu país não permitirá qualquer violação do seu espaço aéreo e adotará todas as medidas para impedir. A advertência de Davutogiu é uma resposta ao avião russo que, no sábado (3,) entrou em território turco.

“Faremos o necessário quando alguém transgredir nosso espaço aéreo, nem que seja um pássaro a voar”, disse Ahmet Davutoglu em declarações transmitidas pelo canal turco Haberturk TV.

“Também comunicamos esta manhã à Rússia que deverá abster-se de políticas que inquietem a Turquia. Colocar-se ao lado de um ditador que mata seu povo não é benéfico para ninguém”, acrescentou o primeiro-ministro turco, numa alusão ao apoio militar de Moscou ao regime do presidente sírio, Bashar Al Assad.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia informou hoje que um caça russo entrou no sábado, no início da manhã, na Província de Hatay, na fronteira com a Síria, e regressou ao país árabe após ser interceptado por dois F-16 turcos.

“Efetuamos os passos diplomáticos necessários com a Rússia”, disse o primeiro-ministro, que convocou o embaixador russo, a quem foi transmitido oficialmente um protesto diplomático.

“Dissemos-lhe, no ministério [dos Negócios Estrangeiros], que não devem voltar a ultrapassar as fronteiras turcas. O embaixador nos informou que a violação ocorreu por causa de um erro e que não se repetirá.”

“A Rússia é nossa amiga e até agora não se passou nada, mas a Síria está submersa numa guerra muito aberta e é um país que pode afetar a segurança de nossas fronteiras”, destacou Davutoglu.

A Rússia desencadeou na quarta-feira bombardeios aéreos na Síria, supostamente dirigidos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). No entanto, ativistas e opositores denunciaram ataques da aviação russa a áreas residenciais e bases das milícias rebeldes treinadas e apoiadas pelo Ocidente.

O Ministério da Defesa russo reconheceu hoje que um dos seus aviões violou no sábado o espaço aéreo turco devido às más condições atmosféricas. O ministério garantiu ter adotado medidas para evitar novos incidentes do gênero no futuro.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário