one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Agência Brasil

Compartilhar:

Aumento de violência entre palestinos e israelenses preocupa Brasil, diz Dilma

Criado em 26/11/15 19h55 e atualizado em 26/11/15 20h06
Por Paulo Victor Chagas Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Em mensagem enviada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, pelo Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, celebrado no próximo domingo (29), a presidenta Dilma Rousseff disse que a falta de uma solução pacífica para o conflito entre Israel e a Palestina continua a ser uma ameaça à paz e à segurança internacional, e que o Brasil acompanha com preocupação o aumento da violência contra cidadãos da região. A presidenta reiterou o compromisso do governo brasileiro com o estabelecimento de um Estado Palestino soberano.

Dilma lembrou que em 2010 o Brasil reconheceu formalmente o Estado da Palestina e defendeu que haja viabilidade econômica e um território próximo, "com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967".

Na mensagem, a presidenta promete que o Brasil vai continuar apoiando "ativamente" os esforços para que se alcance "paz justa e duradoura" na Palestina, baseada na "concretização do direito inalienável à autodeterminação do povo palestino". Dilma afirmou que o aumento no número dos assentamentos ilegais e os ataques inspirados por ódio e extremismo religioso constituem "sérios obstáculos" para que seja alcançada uma paz duradoura na região.

"A falta de uma solução pacífica para a questão da Palestina continua a ser uma ameaça à paz e à segurança internacional. Passos concretos para alcançar prontamente a solução de dois Estados devem ser tomados, de forma a romper o círculo vicioso da violência. Ambas as partes devem retomar as negociações em boa fé, com base nos princípios e parâmetros estabelecidos pelo Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas", disse ainda Dilma Rousseff.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário