one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Israel suspende União Europeia de negociações de paz com palestinos

Criado em 29/11/15 21h46 e atualizado em 30/11/15 08h39
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje (29) o fim da participação da União Europeia (UE) no processo de paz com os palestinos, depois da aprovação de uma resolução do bloco econômico relativa à etiquetagem dos produtos com origem da Palestina.

Netanyahu, que acumula a pasta dos Negócios Estrangeiros, deu instruções ao ministério para "reavaliar a implicação" da UE no "diálogo político" com os palestinos devido à diretiva comunitária aprovada este mês, cujo cumprimento é vinculativo para os 28 Estados-membros do bloco econômico.

"O primeiro-ministro ordenou a suspensão dos contatos diplomáticos com as instituições da UE e seus representantes" sobre o processo de paz até que seja finalizado o processo de reavaliação pedido por Netanyahu. O comunicado oficial não detalha quais as instituições afetadas por essa decisão.

O documento assinalou que a medida "é uma consequência da [nova] etiquetagem" de produtos oriundos dos territórios ocupados por Israel em 1967 e que "é importante esclarecer que Israel mantém diálogos diplomáticos com distintos países europeus, mas não com as instituições da UE" sobre essa matéria.

No último dia 11, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, aprovou uma medida para etiquetar os produtos fabricados nas colônias israelenses em territórios palestinos. O governo israelense considerou a decisão discriminatória.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário