one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

No Quênia, papa condena violência e ataques bárbaros em nome de Deus

Criado em 26/11/15 09h10 e atualizado em 26/11/15 09h10
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O papa Francisco denunciou hoje (26) a radicalização dos jovens em “ataques bárbaros”. Em Nairobi, na primeira etapa de sua viagem a África, ele também condenou toda a violência feita em nome de Deus.

“O nome de Deus não pode justificar o ódio e a violência”, disse ele para dirigentes religiosos quenianos – muçulmanos, protestantes e anglicanos –, denunciando o fato de “jovens terem se radicalizado em nome da religião, para cometer ataques bárbaros”, disse Francisco, que citou os massacres do Westgate Mall, de Garissa e de Mandera.

Os exemplos citados referem-se aos quatro atentados mais graves ocorridos no Quênia nos últimos dois anos, todos atribuídos ou reivindicados pelo grupo jihadista somali Al Shabab, que contesta o destacamento de tropas quenianas no território da Somália: o ataque ao comercial de Westgate (67 mortos), os dois na povoação de Mandera (64 mortos) e o da Universidade de Garissa (148 mortos).

“Os jovens se radicalizam com muita frequência, em nome da religião, para semear a discórdia e o medo”, lamentou o papa.

Para ele, a relação entre diferentes crenças “impõe desafios e interrogações”. No entanto, o diálogo ecumênico e inter-religioso “não é um luxo”, mas sim "algo fundamental de que o mundo “necessita cada vez mais”.

“Num mundo cada vez mais interdependente, vemos sempre, com maior clareza, a necessidade de compreensão mútua inter-religiosa, de amizade e colaboração para a defesa da dignidade” e o direito dos povos a “viver em liberdade e felicidade”, argumentou.

Ele lembrou que neste ano se celebra o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, em que a Igreja católica se comprometeu com o diálogo ecumênico e inter-religioso ao serviço da compreensão e da amizade.

Depois do encontro, o papa vai oficiar uma missa na Universidade de Nairobi, o evento mais esperado do pontífice no Quênia.

A missa deve reunir dezenas de milhares de pessoas no interior e nos arredores da universidade.

Hoje à tarde, ele se reúne com religiosos e seminaristas, antes de discursar na sede do programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente e ONU-Habitat, uma intervenção muito esperada e que ocorre alguns dias antes do início da conferência sobre alterações climáticas em Paris (COP21).

O papa chegou na tarde de quarta-feira à capital do Quênia, para sua primeira visita ao continente africano que também vai incluir Uganda e República Centro-Africana, país que enfrenta uma onda de violência religiosa e sectária.

Francisco, que realiza a 11ª visita internacional, é o quarto pontífice a viajar para o continente africano depois de Paulo VI, João Paulo II – que visitou 42 países africanos – e Bento XVI.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário