one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Papa Francisco chega a Uganda, segunda etapa da viagem à África

Criado em 27/11/15 15h02 e atualizado em 27/11/15 15h05
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O papa Francisco chegou hoje (27) à tarde a Uganda, segunda etapa de sua primeira viagem ao continente africano, depois de ter visitado o Quênia. Ao som de tambores, o papa desembarcou no aeroporto de Entebbe, a cerca de 40 quilômetros da capital, Kampala, e foi foi recebido pelo presidente Yoweri Museveni, que está no poder há quase 30 anos.

Muitos ugandeses, de todas as idades, estiveram concentram-se ao longo do trajeto do aerporto ao palácio presidencial, local onde o pontífice terá um encontro com Museveni. Francisco fará, então, o primeiro discurso desta viagem, que durará um dia e meio no país, que tem um passado trágico de guerras, violência e ditaduras, mantendo ainda uma alta taxa de vítimas da aids.

O papa terminará o dia em Munyonyo, perto de Kampala, onde em 1886 o rei ugandês Mwanga condenou à morte jovens cristãos que se recusaram a renegar a sua fé e tornarem-se escravos sexuais.

Antes de deixar o Quênia, Francisco denunciou, numa das muitas favelas em Nairóbi, “a injustiça atroz” contra os moradores das favelas africanas e dirigiu-se ainda aos jovens quenianos em um grande estádio da cidade, pedindo-lhes para não ceder à corrupção, ao tribalismo e à radicalização.

As forças de segurança de Uganda estão presentes em vários pontos da rota do papa, em um país, como o Quênia, que fornece contingente militar para a força da União Africana na Somália e que recentemente frustraram vários ataques do grupo radical islâmico Shebab.

Cerca de 47% dos ugandeses (17 milhões) são católicos.

No domingo (29), o papa viaja para Bangui, capital da República Centro-Africana, país que desde 2013 vive um conflito entre milícias cristãs e muçulmanas. Está será a última etapa da viagem de Francisco, considerada a mais arriscada, ao continente africano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário