one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Teerã adota medidas de segurança para receber cúpula de exportadores de gás

Criado em 23/11/15 08h54 e atualizado em 23/11/15 08h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Teerã se prepara hoje, com medidas de segurança extrema, para acolher a 3ª Cúpula do Fórum de Países Exportadores de Gás, em que estarão presentes nove chefes de estado dos membros da organização.

Escolas, institutos e universidades localizados ao norte da capital permanecerão fechados durante o encontro – o de maior peso político desde o início das reuniões do Fórum, em 2011.

Além disso, as principais ruas e avenidas da região também ficarão fechadas para o trânsito de automóveis, permitindo o deslocamento apenas de autoridades, o que na prática implica em um bloqueio de toda a área, dada a escassez de transportes públicos na cidade iraniana.

Ainda como medida extrema de segurança, o local da reunião não foi divulgado. Nem a imprensa nem os membros das delegações que participam do encontro receberam as credenciais de participação.

Membros da imprensa tiveram de solicitar o credenciamento com semanas de antecedência e entregaram, às forças de segurança iraniana, equipamentos e celulares no sábado (21) para serem analisados. Os jornalistas autorizados a participar do encontro vão receber uma chamada, devendo apresentar-se em um determinado local uma hora antes do início da sessão.

Depois, serão transportados para a sede da reunião, em um dos poucos veículos que estarão autorizados a passar pelo cordão de isolamento.

Já se encontram em Teerã os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Bolívia, Evo Morales; da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang; da Nigéria, Mohamad Buhari; do Iraque, Fuad Masud, do Azerbaijão, Ilham Aliev; e do Turquemenistão, Gurbanguly Berdimuhamedow, assim como o primeiro-ministro da Argélia, Abdelmalek Sellal.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve chegar na manhã de hoje. As 19 delegações restantes presentes no encontro são lideradas por ministros do Petróleo ou da Energia.

O Fórum de Países Exportadores de Gás é composto pela Rússia, Irã, Qatar, Argélia, Bolívia, Egito, Guiné Equatorial, Líbia, Nigéria, Trinidad e Tobago, Venezuela e Emirados Árabes Unidos, como membros de pleno direito, e países observadores que incluem Holanda, Iraque, Omã, Peru, Azerbaijão, Cazaquistão e Noruega. O Turquemenistão participa como convidado especial.

A presença de tantos chefes de Estado na reunião foi interpretada pelas autoridades iranianas como “uma indicação de mudança na comunidade internacional” em relação ao Irã, após o acordo sobre o programa nuclear anunciado em julho último.

Os países que participam da cúpula controlam 42% do abastecimento de gás mundial, 70% das suas reservas comprovadas, e 40% do fornecimento através de gasodutos e 65% do mercado mundial de gás natural liquefeito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário