one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Turquia vai entregar corpo de piloto russo morto a Moscou

Criado em 29/11/15 08h23 e atualizado em 29/11/15 10h15
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O corpo do piloto do avião militar russo abatido na terça-feira (24) pela aviação turca será devolvido à Rússia, anunciou hoje (29) o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. "O piloto que perdeu a vida ao ter violado [na terça-feira] o espaço aéreo turco nos foi entregue na fronteira síria na noite passada", disse Davutoglu a jornalistas, em Instambul.

O primeiro-ministro turco concedeu entrevista antes de partir para Bruxelas para a cúpula entre a União Europeia e a Turquia, sobre o fortalecimento da cooperação e a gestão do fluxo migratório.

O outro piloto russo que estava no avião foi resgatado com vida pelas forças especiais russas e sírias, em território sírio, após se ejetar da aeronave de paraquedas. Na manhã de terça-feira, um F-16 turco abateu um avião militar russo próximo à fronteira com a Síria, na região de Hatay, acusado de invadir o espaço aéreo do país.

A embaixadora da Turquia considerou, entretanto, que o abate de um avião russo confirma as preocupações de Ancara sobre as ações unilaterais da Rússia na Síria. “O que aconteceu na terça-feira confirma as preocupações que mantínhamos sobre as ações unilaterais da Rússia na Síria. Sabemos que a Rússia não está na Síria para combater as forças do Daesh [acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico, EI], os alvos que têm bombardeado não possuem presença do Daesh”, disse Ebru Barutçu Gökdenizler.

Ao se referir-se ao “incidente infeliz”, a representante diplomática da Turquia esclareceu que na manhã de terça-feira os radares turcos detectaram na região “dois aviões não-identificados” e apenas um optou por retroceder. “Durante cinco minutos foram avisados dez vezes para não entrarem no espaço aéreo turco”, assegurou, antes de ser emitida a ordem de derrubar o SU-24 que “continuava sem se identificar”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário