one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Violência no Iraque matou pelo menos 714 em outubro

Criado em 03/11/15 09h12 e atualizado em 03/11/15 09h16
Por Eleutério Guevane Fonte:Rádio ONU

A Missão das Nações Unidas no Iraque, Unami, afirmou que pelo menos 714 pessoas morreram e outras 1.269 ficaram feridas em outubro, no país, devido ao terrorismo, à violência e ao conflito armado.

O comunicado da Missão informa que esses dados devem ser considerados como "o mínimo absoluto", porque só uma parte dos incidentes foi verificada.

Vítimas

A Unami afirmou ter sido impedida de verificar, de forma eficaz, as vítimas nas áreas de conflito. E no mesmo período, no mês de outubro, a Missão não recebeu números de mortes das autoridades de saúde da província de Anbar.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Violência no Iraque matou pelo menos 714 em outubro

A Unami também informou ter recebido, sem poder verificar, relatos sobre muitas vítimas e número desconhecido de pessoas que teriam morrido de "efeitos secundários da violência" após terem fugido de suas casas.

Entre as razões citadas estão a exposição ao conflito, falta d'água, comida, medicamentos e cuidados de saúde.

Operação de Paz

A operação de paz disse que 559 dos mortos e 1.067 dos feridos eram civis.

Outros 155 integrantes das Forças de Segurança Iraquianas, que incluem a Peshmerga, a Swat e as milícias que lutam ao lado do exército, morreram e 202 ficaram feridos.

A província de Bagdad foi a mais afetada, com 298 civis mortos e 852 feridos.

Sofrimento

O representante do secretário-geral no Iraque, Jan Kubis, declarou que, mais uma vez, os números ilustram o sofrimento da população iraquiana devido ao terrorismo e ao conflito.

Ele manifestou a esperança de que este sofrimento chegue ao fim com o apoio da comunidade internacional.

Jornalista Assassinado

Em outro comunicado, divulgado esta segunda-feira, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, condenou o assassinato do jornalista de televisão do Iraque Yahya al-Khatib. Ele foi morto por extremistas em 16 de agosto.

O assassinato ocorreu em Mossul, onde a vítima trabalhou para os canais de televisão por satélite Al-Mosuliyah e Nínive Al-Ghad. De acordo com a Unesco, ele foi o quinto profissional da imprensa assassinado no país este ano.

A chefe da agência declarou que tais atos bárbaros não podem ser tolerados. Ela ressaltou o direito do público de ser informado e dos jornalistas e trabalhadores da mídia de fazerem o seu trabalho sem temer pelas suas vidas.

*Apresentação: Laura Gelbert.
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário