one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


acidente indonésia

Imagem:

Compartilhar:

Falha mecânica provocou queda de avião da Airasia, diz relatório

Criado em 01/12/15 08h39 e atualizado em 01/12/15 09h02
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente com o Airbus 320-200 da AirAsia, que fazia o voo QZ8501, em 28 de dezembro de 2014, quando caiu nas águas da ilha de Bornéu, no sudeste asiárico, com 162 pessoas a bordo. O anúncio foi feito hoje (1º) pelas autoridades indonésias.

 

AirAsia fuselagem
Creative Commons - CC BY 3.0 - AirAsia fuselagem

 

De acordo com o Comitê Nacional de Segurança de Transportes da Indonésia, falhas no computador do avião, provocadas por problemas mecânicos, fizeram com que o piloto perdesse o controle da aeronave.

O relatório final, apresentado hoje em Jacarta, dizque o computador de bordo falhou quatro vezes antes de a aeronave entrar “em um estado de bloqueio prolongado, além da capacidade de recuperação da tripulação”.

O voo QZ8501 da AirAsia partiu de Surabaia, na Ilha de Java, na madrugada de 28 de dezembro de 2014, com 162 pessoas a bordo e aterrarrisaria em Singapura, uma hora mais tarde.

A aeronave voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio, quando o piloto solicitou autorização à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil pés, para evitar uma tempestade indicada nos radares.

A torre de controle deu autorização mas o avião virou à esquerda, subiu até a 37,4 mil pés em 30 segundos e imediatamente desceu aos 32 mil pés novamente, em 30 segundos, antes de começar a cair em direção ao mar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário