one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Otan convida Montenegro a se tornar seu 29º membro

Criado em 02/12/15 08h06 e atualizado em 02/12/15 09h44
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratatado do Atlântico Norte (Otan) convidaram hoje (2) Montenegro (Sudeste europeu) a se juntar à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, uma decisão contestada por Moscou, que a considera uma ameaça à estabilidade nos Balcãs.

“Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Otan tomaram a decisão histórica de iniciar negociações de adesão para que o Montenegro se torne o 29º membro”, disse secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg. “É um bom dia para Montenegro, para os Balcãs ocidentais e para toda a aliança”, afirmou.

A “política de portas abertas” da Otan está inscrita no seu tratado de fundação, no qual assegura estar disposta a integrar “qualquer Estado que esteja em posição de cumprir os princípios do tratado e de contribuir para a segurança na zona do Atlântico Norte”.

Na última cúpula da Otan, no País de Gales em 2014, os líderes aliados pediram para que fosse tomada uma decisão sobre a adesão do Montenegro nesta reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

A partir de agora vai começar a negociação do protocolo de adesão, com a “integração plena” prevista para ocorrer de seis a nove meses mais tarde, segundo fontes diplomáticas.

Montenegro é um país candidato, que se uniu à associação pela paz da Aliança em 2006 – ano em que se separou da Sérvia – e que posteriormente foi convidado a entrar no plano de ação para a adesão em 2009.

Os últimos países a se unirem à Otan foram a Albânia e a Croácia em 2009, que tinham sido convidados na cúpula de Bucareste, em abril de 2008. Além de Montenegro, são atualmente candidatos a Bósnia-Herzegovina, a Geórgia e a antiga República Iugoslava da Macedônia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário