one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Migração: mortes no Mar Mediterrâneo já chegam a 374 em 2016

Criado em 05/02/16 21h18 e atualizado em 05/02/16 21h44
Por Rádio ONU

A Organização Internacional para Migrações, OIM, alertou que 374 pessoas morreram neste ano tentando atravessar o Mar Mediterrâneo.

Segundo a agência parceira da ONU, entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro 74.676 migrantes e refugiados chegaram à Europa em embarcações que saíram da África ou do Oriente Médio.

Grécia

Somente nos quatro primeiros dias deste mês foram registradas 7.483 chegadas no continente, mais do que o total de 6.834 pessoas que fizeram a travessia durante todo o mês de fevereiro do ano passado.

Segundo a OIM, a Grécia foi o país que recebeu mais migrantes e refugiados com 68.778, 44% homens, 22% mulheres e 34% crianças. Devido à greve das balsas, que fazem a travessia entre as ilhas e o território grego, muitas pessoas ficaram retidas nas ilhas.

Aproximadamente 47% dos que chegaram à Grécia são sírios, seguidos por afegãos e iraquianos. Ainda na lista estão iranianos e paquistaneses.

Itália

A Itália é o segundo país com mais chegadas nas travessias pelo Mediterrâneo com quase 6 mil pessoas.

A agência informou ainda que aumentou o interesse de migrantes e refugiados que querem voltar ao país de origem. O programa de Reintegração e Retorno Voluntário, financiado pela União Europeia, tem 1,6 mil pessoas registradas.

Desse total, 710 já regressaram e outras 400 devem voltar a seus países nas próximas duas semanas.

O escritório da OIM na Alemanha disse que mais de 52 mil pessoas entraram com pedido de asilo no país em janeiro. Isso representa um aumento de 108% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2015, o governo alemão recebeu mais de 476 mil pedidos de asilo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário