one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O líder do Partido Socialistas espanhol Pedro Sanchez

Imagem: Ballesteros/EPA/Lusa ©

Compartilhar:

Socialistas não conseguem formar governo e Espanha pode ter novas eleições

Criado em 05/03/16 19h25 e atualizado em 05/03/16 19h43
Por Rádio França Internacional

Após o fracasso de uma tentativa de formar um governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez com apoio dos centristas, a Espanha voltou à estaca zero nesta sexta-feira (4). Os partidos têm a partir de agora mais dois meses para evitar novas eleições.

A aliança dos socialistas com os centristas reuniu 131 votos “sim” contra 219 “não”. Assim como haviam feito na última quarta-feira, o partido de esquerda radical Podemos e os conservadores do Partido Popular (PP) votaram juntos: contra dar o poder a Sanchez, um professor de economia de 44 anos que lidera o Partido Socialista desde 2014.

Esta é a primeira vez que um candidato designado pelo rei para formar um governo não é escolhido desde que a Espanha se democratizou, após a morte de Francisco Franco, em 1975. Pouco antes da votação, Sanchez celebrou ter atingido pelo menos “seu primeiro objetivo: tirar a Espanha de um bloqueio”, com a sua tentativa de ser escolhido. Isso porque a simples tentativa já abre a contagem de dois meses para novas eleições.

Sanchez criticou o chefe do governo que está de saída, o conservador Mariano Rajoy, por ter se recusado ter a mesma atitude, de se apresentar à investidura de premiê, por medo de fracasso, mesmo o PP tendo vencido as eleições legislativas com 28,7% dos votos.

Sem maioria

A Câmara dos Deputados está fragmentada, sem maioria clara. O PP conserva 123 assentos, o Partido Socialista, 90, Podemos e seus aliados têm 65 e o pequeno partido de centro-direita Ciudadanos, 40. Há ainda cerca de três dezenas de deputados de formações nacionalistas e independentistas catalãs e bascas.

Depois da votação, Sanchez acusou o dirigente do Podemos, Pablo Iglesias, de ter “traído os milhões de eleitores que haviam votado pela mudança”, contra a direita, que governava o país desde 2011.

O Podemos, que propôs aos socialistas de governar em coalisão, votou contra a investidura de Sanchez por causa do acordo do programa dos socialistas com o Ciudadanos, considerado excessivamente liberal na economia. “Olhar à esquerda para as políticas sociais e à direita para a política econômica não é possível”, criticou o líder do Podemos, que diz ainda estar “com a mão estendida” para um governo de coalisão de esquerda.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário