one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação/Polícia de Orlando

Compartilhar:

Atirador invade boate gay em Orlando, nos EUA, e faz 50 vítimas. Acompanhe

Criado em 12/06/16 12h16 e atualizado em 12/06/16 21h39
Por Portal EBC

Cerca de 50 pessoas foram mortas e pelo menos 53 ficaram feridas por um atirador na boate Pulse, em Orlando (EUA), de acordo com o balanço divulgado pelo presidente da câmara da cidade. Por volta das 2h (horário local) ele fez reféns. A polícia invadiu o estabelecimento e o sequestrador foi morto durante uma troca de tiros.

Acompanhe:

21h15   Atirador sorria enquanto matava as pessoas na boate, diz jornalista brasileiro

O jornalista brasileiro Rodrigo Lins, correspondente do site Só notícia Boa nos Estados Unidos, está fazendo a cobertura do massacre na boate Pulse, em Orlando, na Flórida. Em entrevista à Agência Brasil, ele conta que “rádios locais estão divulgando a informação de que o atirador estava sorrindo enquanto atirava nas pessoas”.

21h11   População de Orlando se mobiliza para doar sangue e arrecadar água e alimentos

Segundo o jornalista brasileiro Rodrigo Lins, correspondente do site Só notícia boa nos Estados Unidos, as pessoas estão atendendo aos apelos da prefeitura para doação de sangue e há centros de doação que têm mais 600 pessoas na fila: “Eles criaram rapidamente uma rede de voluntários. Estou percebendo a união das pessoas, esse potencial de superação. Além dos doadores, outros voluntários estão indo a esses centros levar alimentos e bebidas para as pessoas que estão na fila”.

20h57  Ato em São Paulo lembra massacre em Orlando e homenageia vítimas de homofobia

A Avenida Paulista, em São Paulo, é palco na noite de hoje (13) de uma homenagem às vítimas de um atirador solitário que matou 50 pessoas e feriu 53 na boate Pulse, voltada para o público LGBT em Orlando, estado da Flórida, nos Estados Unidos. Com velas e faixas, diversas pessoas fazem uma vigília pelos mortos do massacre em Orlando e lembram também todas as vítimas de homofobia pelo mundo.

Ato na Avenida Paulista lembra massacre em Orlando e vítimas de homofobia
Foto: Elaine Patricia Cruz / Agência Brasil

20h54  Estado Islâmico assume responsabilidade por massacre, diz agência de notícias ligada ao grupo

 A agência de notícias Amaq, ligada ao Estado Islâmico, noticiou que o grupo se responsabilizou pelo tiroteio que deixou 50 mortos em Orlando, nos Estados Unidos. “O ataque armado que tinha como alvo uma boate gay na cidade de Orlando, no estado americano da Flórida, que deixou mais de cem pessoas mortas ou feridas, foi executado por um combatente do Estado Islâmico”, segundo a Amaq. A polícia local considera a hipótese de que o assassino jurou fidelidade ao Estado Olímpico pouco antes de abrir fogo. A informação é da agência pública russa Sputnik.

18h00  Não há notícias de brasileiros entre vítimas de ataque a boate em Orlando

 O Itamaraty repudiou o ato terrorista. “Ao transmitir sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo norte-americanos, o governo brasileiro reafirma seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo. Nenhuma motivação, nenhum argumento justifica o recurso a semelhante barbárie assassina”, diz a nota.

Confira a galeria de fotos:


 17h20: Entidades LGBT de EUA e Europa se solidarizam com vítimas do massacre de Orlando

"Estamos de coração partido e enojados com essa violência sem sentido, que destruiu vidas em nosso estado e em nosso país", informou a Equality Florida, que representa lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros da Flórida. "Não fazemos suposições sobre o motivo. Vamos aguardar os detalhes enquanto derramamos lágrimas de tristeza e de raiva”, acrescentou a entidade.

16h41: Obama diz que ataque em boate de Orlando foi ato de terror e ódio

"Este massacre é, portanto, mais um lembrete de como é fácil para alguém colocar as mãos em uma arma que possibilita atirar em pessoas em uma escola, em uma casa de culto, ou em um cinema ou em uma boate", afirmou Obama. "Nós temos que decidir se esse é o tipo de país que queremos ser", acrescentou o presidente norte-americano, numa referência aos esforços que tem feito para que o Congresso dos Estados Unidos – que tem maioria do Partido Republicano, de oposição – aprove uma legislação de controle de armas.

15h37: Dilma condena intolerância e preconceito ao lamentar atentado nos EUA

 “Estamos vivendo momentos terríveis, tempos de preconceito e intolerância que ceifam vidas humanas”, disse no Twitter.

14h56: Pelo Twitter, Temer lamenta atentado em Orlando

“Quero lamentar enormemente a tragédia nos Estados Unidos que vitimou dezenas de norte-americanos. Expresso a solidariedade brasileira às famílias das vítimas desse atentado”, escreveu Temer em sua conta no Twitter.

14h49: Obama fará nesta tarde pronunciamento sobre ataque em boate nos EUA

Nota divulgada no site da Casa Branca informa que o presidente Obama foi informado esta manhã sobre o trágico tiroteio. "Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e entes queridos das vítimas", diz a nota. Obama pediu para receber atualizações regulares do FBI, a polícia federal norte-americana, e de outras autoridades do governo. Ele orientou os órgãos policiais do governo a trabalhar com a polícia de Orlando para buscar mais informações sobre o massacre. 

14h43: Massacre em boate de Orlando é um dos maiores da história norte-americana

Levando-se em conta o número de mortos, a tragédia na boate Pulse só perde para os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, quando aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas de Nova York, e o atentado ocorrido na Universidade Virginia Tech, em 2007, que deixou 32 mortos. 

14h27:  EUA: identificado como o atirador, Omar Mateen tinha 2 licenças de arma de fogo

Omar S. Mateen era natural da cidade de Porto St. Lucie, na Flórida, e filho de paquistaneses. Tinha 29 anos, trabalhava como guarda de segurança e era cidadão norte-americano. O governador da Flórida, Rick Scott, disse, em entrevista, que ainda não é possível determinar com certeza a causa do ataque. Autoridades policiais, no entanto, mantêm a versão de que Mateen era um fanático que agiu inspirado na ideologia islâmica radical. 

Identificado como o atirador da boate Pulse, Omar Mateen tinha 2 licenças de arma de fogo
Creative Commons - CC BY 3.0 - Identificado como o atirador da boate Pulse, Omar Mateen tinha 2 licenças de arma de fogo

Divulgação/Polícia de Orlando

13h07: "Um dos piores assassinatos em massa na história do país"

Para o chefe da polícia local, John Mina, esse foi um dos piores assassinatos em massa na história dos Estados Unidos.

 

12h09: Tiroteio em boate gay deixou cerca de 50 mortos, diz polícia de Orlando

Pelo menos 50 pessoas morreram e 53 ficaram feridas no tiroteio na boate Pulse, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, ocorrido na madrugada de hoje (12). "Muitas vidas foram perdidas. Há muitos corpos no local", disseram autoridades policiais. Inicialmente, a informação era que aproximadamente 20 pessoas tinham morrido após um homem abrir fogo contra pessoas que estava na boate, voltada para o público LGBT.

9h12:  Atirador mata cerca de 20 pessoas e fere mais de 40 em boate gay de Orlando

As primeiras informações davam conta de que aproximadamente 20 pessoas foram mortas e pelo menos 42 ficaram feridas por um atirador na boate Pulse no início da madrugada de hoje (12). O homem ainda fez reféns, mas foi morto durante uma troca de tiros com a polícia. A boate é voltada para o público LGBT.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário