one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A magia dos bonecos na cidade de Mariana

Imagem:

Compartilhar:

A magia dos bonecos na cidade de Mariana

Criado em 18/08/12 14h48 e atualizado em 02/01/15 13h10
Por Cristiano Gomes

A magia dos bonecos na cidade de Mariana
6ª Mostra de Teatro de Bonecos leva ao município de Mariana diversas com apresentações de espetáculos ao ar livre, oficinas e manifestações artísticas

A cidade histórica de Mariana (MG), localizada a 100 km de Belo Horizonte,  está recebendo neste final de semana a 6ª Mostra de Teatro de Bonecos, evento que promete por meio de diversas atrações culturais  animar a cidade, com apresentações de espetáculos ao ar livre, oficinas e manifestações artísticas.

Para relembrar um pouco do trabalho realizado ao longo de mais de 15 anos  da Cia Navegante, produtora do evento, o coordenador geral Catin Nardi e o artista plástico e organizador da mostra, Renato Coelho, decidiram realizar uma exposição de retrospectiva  de alguns bonecos  e de grandes espetáculos, como  Catavento o primeiro da Cia, que teve mais de mil apresentações pelo Brasil e no exterior.

A exposição, que está localizada na Casa de Cultura da cidade, traz de maneira bem didática um passo a passo de como é construído um boneco, desde o seu desenho no papel até as suas formas num pedaço de madeira, além do figurino tanto do boneco quanto do manipulador. Pedaços de serragem e de tijolos também fazem partem do cenário, que encanta pela riqueza dos detalhes que nitidamente são percebidos em cada objeto.

Segundo Renato, a sexta mostra traz como novidade espetáculos da Argentina, Brasília e a participação dos alunos de algumas oficinas que foram dadas pelo interior do estado. Várias ações também serão desenvolvidas com a comunidade, as primeiras aconteceram nesta sexta feira, 17 de Agosto, na APAE e na Casa Lar Santa Maria.  “A Filosofia da Cia não é centralizar, com relação ao município, a intenção é expandir cada vez mais as nossas ações” afirmou o artista, que desde 1994 faz parte do grupo.

Durante a noite houve a apresentação do espetáculo Musicircus que deu o ponta pé inicial das atividades no centro da cidade, conquistando muitas gargalhadas e aplausos. O espetáculo reuniu vários bonecos produzidos pela Cia, como a centopeia, os pernas de pau e os chineses. O grande momento foi à construção, pedaço por pedaço, de um boneco sem face.  Um duende, muito atrapalhado tocando uma gaita encerrou o espetáculo.

Até o próximo domingo, 19 de agosto, a cidade se tornará o polo de encontro dos apaixonados pelo teatro de bonecos, várias apresentações estão sendo esperadas ansiosamente. No intervalo de uma atração e outra, é possível conferir  os bonecos gigantes que estão pendurados pelas sacadas das casas do centro histórico, além das esculturas vivas, que proporcionam um verdadeiro encanto de magia pelas ruas de Mariana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário