one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fernando Reis pode ser surpresa em Londres 2012

Imagem:

Compartilhar:

Fernando Reis pode ser surpresa em Londres 2012

Criado em 26/07/12 19h56 e atualizado em 26/07/12 20h33
Por Moreno Bastos Fonte:Especial para EBC na Rede

O halterofilista Fernando Reis em treinamento
O halterofilista Fernando Reis em treinamento (Foto: Moreno Bastos)

Campeão Panamericano por todas as categorias que passou desde os 15 anos, Fernando Reis é considerado uma revelação esportiva do Brasil. Com potencial para estar entre os melhores, o levantador de peso de 22 anos é um das apostas do país para os Jogos do Rio em 2016.

Em Londres, a missão é dura, mas o estreante e único representante masculino do halterofilismo na Olimpíada 2012 já estabelece metas ambiciosas. “Quero ficar entre os seis primeiros. Se conseguir isso ficarei muito contente”, diz o atleta da categoria superpesado, campeão Panamericano de Guadalajara, no ano passado. No Rio, daqui quatro anos, o objetivo é ainda maior: colocar uma medalha no peito.

Atleta do clube Pinheiros (SP) desde os 11 anos, Reis está acostumado a desafiar seus limites. Nos últimos dois anos, para subir de categoria, ele engordou 42 quilos para chegar aos 142kg. Tudo isso para conseguir erguer cada vez mais peso. Segundo ele, com 440 quilos em Londres é possível chegar ao pódio. Mas ele não revela o quanto espera levantar na prova, marcada para o dia 7 de agosto.

No levantamento de peso, soma-se o que cada atleta consegue levantar na modalidade arranque e na modalidade velocidade. Quem levantar mais vence a prova.

Há três anos, o atleta brasileiro treina sob as instruções do cubano Luiz Lopez. Nas primeiras duas temporadas, Reis, por conta de muito esforço pessoal e familiar, realizava períodos de treinos com Lopez no Chile, onde o técnico orientava a equipe nacional. No ano passado, a situação melhorou, já que o cubano foi contratado pela Confederação Brasileira da categoria.

Há duas temporadas, Reis também conta com a estrutura norte-americana, já que é Bolsista na Universidade de Saint Louis, onde estuda Business e Administração.

E foi nos Estados Unidos que o brasileiro viveu sua experiência mais difícil. Após uma mudança no estatuto de dopagem, ele foi flagrado com efedrina, em exames realizados nos final de 2010. Punido com seis meses de suspensão em território norte-americana, ele foi absolvido pela Federação Internacional que comanda o esporte.

“Não sabia da regra. Mas fui absolvido por quem realmente manda. O estranho é que isso aconteceu bem perto do Pan-Americano”, diz Reis, desconfiado sobre o episódio.

Com experiência de três Olimpíadas e trabalhos nas seleções do Equador e do Chile, o técnico Luiz Lopez enxerga um futuro de sucesso para seu atleta em Londres. Lopez vê o Brasil como um promissor centro de talentos. Por isso, fica na expectativa da criação de um centro de treinamentos, projeto que deve ser realizado dentro do Centro Maria Lenk de Natação, no Rio de Janeiro. Só assim, segundo ele, o país vai despontar na categoria.

“Há outros atletas talentosos. É fundamental para o Brasil chegar a um nível panamericano e depois mundial. Porque força e flexibilidade, os atletas possuem. É um país com muita matéria prima. E com estrutura é seguro que os resultados virão.”

Em Londres, Fernando Reis vai dividir as atenções do levantamento de peso com Jaqueline Ferreira, que na categoria até 75kg, defenderá o país após 12 anos sem mulheres do país no halterofilismo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário