one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Artur Zanetti ganha medalha de ouro inédita nos jogos de Londres

Imagem:

Compartilhar:

Artur Zanetti ganha medalha de ouro inédita nos jogos de Londres

Criado em 06/08/12 10h26 e atualizado em 06/08/12 11h39
Por Ana Elisa Santana* Fonte:EBC na Rede

Arthur Zanetti
Arthur Zanetti, medalha de ouro nas olimpíadas de Londres na prova das argolas (facebook.com/Arthur Zanetti)

O ginasta Artur Zanetti fez história nesta segunda-feira em Londres. Em sua estreia em olimpíadas, ele garantiu a medalha de ouro na ginástica olímpica, com a nota 15.900 na prova das argolas.

A apresentação de Zanetti, encerrada com um duplo mortal carpado, foi a mais aplaudida entre os atletas concorrentes na final. O atleta precisou se concentrar para fazer sua série, última apresentada na prova das argolas. "Não fiquei olhando a série dos outros. (Na hora da apresentação) fico focado na série e não ouço nada", disse Zanetti em entrevista após o pódio.

O campeão olímpico de Pequim e tricampeão mundial, Yibing Chen, da China, era o principal adversário do brasileiro na disputa e ficou com o segundo lugar, com nota 15.800. O italiano Matteo Morandi, com 15.733, completou o pódio.

Esta é a primeira medalha brasileira na ginástica na história dos jogos olímpicos. Com a vitória de Zanetti, a ginástica artística se torna a 13ª modalidade olímpica a trazer medalhas para o país.

Perfil
Aos 22 anos, o atleta de São Caetano do Sul (SP) tinha até então medalhas no Pan-Americano de Guadalajara e no Mundial. Ele chegou às Olimpíadas de Londres motivado pelas seis medalhas que conquistou nas argolas apenas neste ano. O brasileiro foi campeão no Pré-Olímpico, em janeiro (15.533), prata na etapa de Cottbus da Copa do Mundo, em março, na Alemanha (15.600), e voltou a subir no lugar mais alto do pódio nas Copas do Mundo de Osijek, em abril, na Croácia (15.875), em Maribor, em junho, na Eslovênia (15.575), e em Ghent, no mesmo mês, na Bélgica (15.925). Nesse meio tempo, em abril, também foi ouro no Meeting Internacional de São Bernardo, com 15.825. As notas aumentaram em relação ao vice-campeonato mundial conquistado em outubro do ano passado, em Tóquio (15.600) e superaram, inclusive, a marca do chinês Ybing Chen, campeão mundial com 15.800.


*Com informações de Alexandre Casatti e Eurico Tavares

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário