one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sarah Menezes: "O judô merece mais apoio, porque tem resultados"

Imagem:

Compartilhar:

Sarah Menezes: "O judô merece mais apoio, porque tem resultados"

Criado em 02/08/12 14h20 e atualizado em 02/08/12 18h03
Por EBC na Rede

Assista, no player abaixo, a conversa com Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Expedito Falcão e Ricardo Leyser na íntegra:

O judô brasileiro e as medalhas em Londres 2012 foram assunto do hangout (ferramenta da rede social Google+, que possibilita a criação de uma sala de videoconferência com vários participantes) promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Direto de Londres, a judoca medalha de ouro Sarah Menezes e o medalhista de bronze Felipe Kitadai, conversaram com o jornalista André Luiz Mendes, em Brasília, sobre os resultados nos Jogos e a evolução do esporte no Brasil.

Também participaram do bate-papo o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e Expedito Falcão, responsável pelo treinamento de Sarah Menezes em Teresina-PI. Os internautas também puderam interagir com os atletas, enviando perguntas pelo twitter com a hashtag #BRemLondres.

Veja quais foram os principais assuntos da conversa:

Projeto social

Depois de anunciar que vai manter um projeto social em Teresina para incentivar o judô do Piauí, Sarah Menezes, medalha de ouro em Londres, adiantou que o projeto ainda precisa de suporte financeiro: "Todo apoio vai ser bem-vindo. Nós precisamos de uma sede própria, porque a casa onde o projeto funciona hoje é alugada. Além disso, precisamos de recursos para mantê-lo". E defende: "O judô merece o apoio de todos, porque está tendo resultado e levando o Brasil para o mundo".

Visibilidade

Bronze na categoria ligeiro (até 60kg), Felipe Kitadai cobrou atenção da imprensa para os esportes olímpicos: "O judô e outros esportes olímpicos quase não aparecem na mídia. Temos tantos ícones do esporte olímpico, e eles são muito pouco explorados", criticou. "Muitas crianças começam a jogar futebol porque elas vêem o Ronaldo, o Ronaldinho e o Neymar e querem ser como eles. Se conseguirmos os resultados e formos mostrados, as crianças vão querer ser como a Sarah Menezes ou o Aurélio Miguel (judoca medalha de ouro em Seul-88).

Bolsa-Atleta

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, anunciou durante o hangout que em breve vai ser lançada uma segunda etapa do programa Bolsa-Atleta. Segundo ele, esta "nova geração" do programa vai se estender aos atletas brasileiros com chances de ganharem medalhas, que passarão a receber subsídios maiores. As comissões técnicas destes atletas também vão passar a receber o auxílio financeiro.

Popularização do judô

Expedito Falcão, técnico de Sarah Menezes, enxerga que o judô, apesar de ser um dos esportes brasileiros mais vitoriosos em Jogos Olímpicos, ainda é bastante inacessível à população: "O judô ainda é um esporte muito elitizado, e não é popular entre as pessoas mais pobres. O garoto que tem recurso para pagar uma mensalidade, comprar um quimono, vai atrás. Quem não tem não vai praticar", lamenta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário