one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil comemora título do futebol de cinco

Imagem:

Compartilhar:

Em dia com recorde de medalhas, Brasil sobe uma posição na classificação dos Jogos Paralímpicos

Criado em 08/09/12 18h22 e atualizado em 08/09/12 18h45
Por Bernardo Medeiros Fonte:Portal EBC

Brasil comemora título do futebol de cinco
Brasil comemora título do futebol de cinco (London 2012)

Um sábado histórico. No penúltimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil conquistou nove medalhas, recorde de pódios em Londres, e subiu para a sétima posição, meta traçada pelo Comitê Paralímpicos Brasileiro (CPB).

O Brasil possui 42 medalhas e ainda disputa outras três neste domingo. Mesmo que conquiste todas, terminará com menos pódios do que em Pequim, quando foram 47. O número de ouros, no entanto, é maior em Londres. Já foram 20, ante 16 na China. No último dia de competição, Ozivam Bonfim e Tito Sena disputam a maratona T46, às 4h (de Brasília). A seleção de futebol de 7 joga contra o Irã, na decisão do bronze. O jogo começa às 9h30.

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Londres

Maior medalhista brasileiro da história dos Jogos, Daniel Dias aumentou a vantagem neste sábado. E já ocupa o rol de lendas do esporte. Em suas sexta final individual, o sexto ouro, desta vez nos 100m livres S5, com 1m09s35. Ele acumula dez ouros paralímpicos na carreira e possui ainda outras quatro pratas e um bronze. Duas horas após a seu último triunfo m Londres, Dias ainda disputou a final dos 4x100m medley, mas o quarteto brasileiro finalizou a prova em sétimo. Adriano de Lima foi oitavo nos 100m livres S6 e Joana Neves sétima 100m livres S5.

A bocha conquistou outras três medalhas. Dirceu Pinto conquistou seu segundo ouro, desta vez na disputa individual da BC4. Venceu no tie-break o chinês Yuansen Zheng, após empate em 3 a 3. Maciel Sousa tambêm bateu um oriental para ficar com o ouro: fez 8 a 0 em Zhioiang Yan. Eliseu Santos, parceiro de Dirceu na conquista em duplas, também retorna ao Brasil com duas medalhas: foi bronze na BC4, ao bater o britânico Stephen McGuire por 5 a 3. Outro brasileiro a lutar por medalhas, Zé Chagas perdeu 6 a 4 para Roger Aandalen, da Noruega, na decisão do bronze BC1.

Na final dos 100m T11 do atletismo, nova dobradinha brasileira. Lucas Prado foi segundo (11s25) e Felipe Gomes o terceiro (11s27). O chinês Lei Xue foi o campeão, com 11s15. O país também conquistou duas medalhas no lançamento de dardo. Pela manhã, Shirlene Carvalho bateu o recorde mundial da F37/38, com 37m86, e foi ouro. À noite, foi a vez de Claudiney dos Santos, na F57/58. Foi medalha de prata, com 45m38. A marca é o novo recorde mundial da categoria F57. Mas, como a prova paralímpica possui atletas de duas categorias, o ouro ficou com o iraniano Mohammad Khalvandi, com a marca de 50m98.

No futebol de 5, o Brasil confirmou sua supremacia. Fez 2 a 0 na França e comemorou o tricampeonato. É o único país a conquistar a modalidade em Jogos Paralímpicos. Bill abriu o marcador em cobrança de pênalti. O segundo gol foi contra, de Martin Baron, após linda jogada de Jeffinho.

O vôlei masculino sentado encerrou sua participação em quinto. A posição foi alcançada após a vitória no tie-break sobre o Egito

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário