one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após ficar paraplégico em função de um acidente de carro, Fernando Fernandes descobriu a canoagem

Imagem:

Compartilhar:

Esporte paralímpico vira novo caminho na vida de famosos

Criado em 01/09/12 09h55 e atualizado em 12/09/12 17h43
Por Edgard Matsuki Fonte:EBC

O que um ex-piloto de fórmula 1, um medalhista olimpíco e um ex-participante de reality show têm em comum? Os três experimentaram o gosto da fama, quase perderam a vida em acidentes de carro e usaram o esporte para se reencontrarem. Conheça a história do italiano Alex Zanardi, do húngaro Pal Szekeres e do brasileiro Fernando Fernandes. Três verdadeiros heróis do esporte.

 

Alex Zanardi
O piloto esteve à beira da morte e teve que ter as duas pernas amputadas

Alex Zanardi – O ex-piloto de fórmula 1 que trocou os carros pelo triciclo

Em 2001, o italiano Alessandro Zanardi já era um piloto consagrado. Com passagens pela Fórmula 1 e títulos conquistados na Fórmula Indy nos Estados Unidos, ele era um dos pilotos mais conhecidos na época. A vida de Alex (nome que era chamado nos Estados Unidos) mudou completamente no dia 15 de setembro de 2001.

Em uma temporada em que não havia ganho nenhuma corrida, Zanardi estava em primeiro lugar na etapa da Fórmula Indy que ocorria Lausitz (Alemanha) quando sofreu um grave acidente. O piloto esteve à beira da morte e teve que ter as duas pernas amputadas.

Em 2007, Zanardi (que já havia voltado ao automobilismo usando carros adaptados) descobriu um novo esporte: o ciclismo em três rodas. Depois de “pedalar” usando as mãos na maratona de Nova York, ele acabou se apaixonando pelo esporte. Tanto que acabou largando o automobilismo para se dedicar apenas ao ciclismo em 2009.

Zanardi disputará três provas em Londres nos dias 5, 7 e 8 de setembro. Ele chega a sua primeira Paralimpíada como favorito nas provas de ciclismo de estrada. Mas independente do seu desempenho, Alex já é um exemplo de superação.

Pal Szekeres – O único atleta que ganhou medalhas em Olimpíadas e Paralimpíadas

Em 1991, esgrimista húngaro Pal Szekeres (então com 27 anos) já tinha uma medalha olímpica em seu currículo (um bronze conquistado nos jogos de Seul, em 1988), estava em primeiro lugar no ranking mundial e era o favorito para ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

No período em que estava no auge, uma tragédia mudou os planos de Szekeres. O esgrimista sofreu uma lesão irreversível na coluna vertebral após um acidente com o microônibus que trazia os atletas húngaros da Copa do Mundo de Esgrima. Ele nunca mais voltou a andar.

Saiba mais:

Confira o quadro de medalhas dos jogos Paralímpicos 2012

Você sabe porque o nome "paraolimpíadas" mudou para "paralimpíadas" ?

De favorito à medalha de ouro, Szekeres passou a lutar para voltar a ter uma vida normal. Mas já  no período de recuperação, ele começou a praticar esgrima. No ano seguinte, estava pronto para disputar uma competição. Não os Jogos Olímpicos e sim as Paralimpíadas. E em Barcelona, finalmente entrou para história ao conquistar a medalha de ouro e se tornar o primeiro atleta (único até o momento) a ganhar medalhas em Olimpíadas e Paralimpíadas.

Depois do ouro em Barcelona, o húngaro ganhou mais cinco medalhas (duas de ouro e três de bronze). Aos 47 anos, Szekeres disputa a sua sexta Paralimpíada. Uma trajetória invejável não só pelas medalhas, mas também pela história.  Pal Szekeres disputará as competições de esgrima nos dias 4 e 8 de setembro.

Fernando Fernandes em prova de canoagem
Após ficar paraplégico em função de um acidente de carro, Fernando Fernandes descobriu a canoagem (Foto: Divulgação/CBCa)

Fernando Fernandes – O ex-BBB que se encontrou no esporte Paralímpico

O brasileiro Fernando Fernandes viveu seus 15 minutos de fama ao participar do programa televisivo Big Brother Brasil. Como a maioria dos participantes do programa, Fernandes sumiu dos holofotes meses depois do fim do BBB.

O nome dele acabou voltando aos noticiários apenas em julho de 2009. Ele sofreu um acidente quando voltava de uma partida de futebol em São Paulo. De acordo com relato no site oficial do atleta, ele dormiu ao volante e só acordou em uma sala branca quando estava cercado de médicos. No acidente, Fernandes (que havia largado o esporte para se dedicar à carreira de modelo) quebrou duas vértebras e ficou paraplégico

No período de recuperação em Brasília, Fernandes descobriu o esporte. As atividades de canoagem faziam parte do tratamento. O atleta começou a buscar no esporte a motivação para não se abater psicologicamente com o acidente.

O resultado da dedicação veio em medalhas. Já em 2010 (um pouco mais de um ano após ficar paraplégico), ele se tornou campeão mundial de paracanoagem na Polônia. Os títulos se repetiram em 2011 e 2012. Fernando só não está disputando os Jogos de Londres porque o esporte só estará nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário