one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Atletas brasileiros fizeram história nas Paralimpíadas 2012; país ficou em sétimo lugar na classificação geral

Imagem:

Compartilhar:

Relembre as 21 medalhas de ouro que o Brasil ganhou nos jogos de Londres

Criado em 09/09/12 16h24 e atualizado em 10/09/12 14h30
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Medalhas de ouro, prata e bronze com as palavras London 2012 escritas na fita
Brasil quebrou recorde de medalhas em Londres (CPB/Divulgação)

Após 12 dias de Paralimpíada e 11 de competição, o Brasil chegou ao melhor desempenho da história do país em Jogos Paralímpicos. Com 21 medalhas de ouro, o país garantiu a sétima posição no quadro geral de medalhas e fez do evento de Londres algo memorável para o esporte paralímpico do Brasil.

Leia também: Em Londres, cidade do Rio de Janeiro recebe a bandeira paralímpica

Para homenagear esses heróis parallímpicos e relembrar de todas as conquistas douradas do Brasil em 2012, colocamos nesta página todas as medalhas de ouro do Brasil na Paralimpíada de Londres. Para ver mais detalhes das conquistas, é só clicar nos links. As conquistas estão dividas por esporte. 

Equipe brasileira de futebol de 5 comemora vitória
Equipe brasileira de futebol de 5 ganhou ouro em Londres (Fernando Maia/CPB)

Futebol - 1 medalha de ouro

08/09 – Seleção de futebol de cinco – Ouro no futebol de 5. Com uma campanha irretocável, o Brasil ganhou o tricampeonato no futebol de 5. Na final, derrotou a França por 2 a 0.

Bocha - 3 medalhas de ouro

04/09 – Dirceu Pinto e Eliseu Santos – Ouro nas duplas mistas de bocha – BC4. A dupla brasileira arrasou os adversário e garantiu o ouro na bocha de duplas ao derrotar a República Tcheca na final.

08/09 – Maciel Souza – Ouro na Bocha – BC2. Souza ganhou o ouro com uma massacre de 8 a 0 na final. O ouro de Maciel fez o Brasil superar o número de ouros de Pequim.

08/09 – Dirceu Pinto – Ouro na Bocha – BC4. Antes de ganhar o seu segundo ouro, Dirceu teve que derrotar o parceiro nas duplas Eliseu Santos nas semifinais.

Atletismo - 7 medalhas de ouro

Alan Fonteles x Oscar Pistorius nos 200m rasos T11
Duelo entre Fonteles e Pistorius foi um dos melhores da Paralimpíada (Fernando Maia/CPB/Divulgação)

02/09 - Alan Fonteles – Ouro nos 200m – T44. No duelo com o badalado Oscar Pistorius, Alan Fonteles surpreendeu e levou o ouro nos 200 metros rasos.

02/09 -  Yohansson Nascimento – Ouro nos 200m – T46. Na prova, o brasileiro quebrou o recorde mundial.

02/09 - Terezinha Guilhermina – Ouro nos 200m – T11. O Brasil quase conquistou um trinca no pódio. Mas o recurso da chinesa Juntingxian Jia deixou o Brasil “só” com a dobradinha.

04/09 - Felipe Gomes – Ouro nos 200m – T11. Na prova, o Brasil conquistou ouro com Felipe Gomes e prata com Daniel Silva.

05/09 - Terezinha Guilhermina – Ouro nos 100m – T11. Nos 200 metros, a trinca brasileira bateu na trave. Mas nos 100 metros não teve jeito. O Brasil mostrou a soberania nas provas de tiro curto feminino. Das três brasileiras, Guilhermina foi novamente a mais rápida.

08/09 – Shirlene Coelho – Ouro no lançamento de dardo – F37/38. No único ouro do Brasil em provas de arremesso, Shirlene quebrou o recorde mundial no penúltimo dia dos jogos de Londres.

09/09 - Tito Sena – Ouro na maratona – T46. O último dos 21 ouros do Brasil foi conquistado por Tito Sena na maratona.

Daniel Dias superou recorde de medalhas em Londres
Daniel Dias superou recorde de medalhas em Londres (Buda Mendes/CPB)

Natação

30/08 – Daniel Dias – Ouro nos 50m livre – S5. Daniel Dias chegou badalado aos Jogos de Londres. Já na primeira prova mostrou que a sua fama não era à toa. Ganhou o ouro nos 50 metros livre. Era apenas o primeiro de uma Paralimpíada histórica para o atleta (e para o Brasil).

31/08 – André Brasil – 50m livre – S10. O Brasil garantiu medalha nos 50 metros S5 e S10. André Brasil (que ganharia mais duas medalhas de ouro em Londres) foi responsável pelo feito na categoria S10.

01/09 – Daniel Dias – Ouro nos 200m borboleta – S5. A segunda medalha de Dias mostrava que ele estava em busca de recordes nas Paralimpíadas.

01/09 – André Brasil – Ouro nos 100m borboleta – S10. Também com direito a recorde mundial, André ganhou sua segunda medalha de ouro em Londres.

04/09 – Daniel Dias – Ouro nos 100m costas – SB4. A terceira medalha de Dias foi conquistada com direito a recorde mundial. Era só o começo da história que ele escreveria em Londres.

06/09 – Daniel Dias – Ouro nos 50m costas – S5. Daniel Dias realmente mostrou que não estava para brincadeira em Londres. Com a medalha nos 50 metros costas, ele empatou com Clodoaldo Silva e Adria dos Santos no recorde de medalhas.

06/09 – André Brasil – Ouro nos 100m – S10. Daniel Dias não é o único multicampeão da natação brasileira na Paralimpíada. André Brasil provou isso ao ganhar o seu terceiro ouro em Londres.

07/09 - Daniel Dias – Ouro nos 50m borboleta – S5. O fenômeno do esporte paralímpico brasileiro quebrou o recorde de medalhas ao ganhar o ouro dos 50 metros borboleta.

08/09 - Daniel Dias – Ouro nos 100m livre – S5. O sexto ouro de Daniel Dias foi conquistado no penúltimo dia de jogos. Com a medalha, ele chegou à 15ª premiação em Paralimpíadas. Um recorde absoluto.

Para Daniel Dias, André Brasil, Terezinha Guilhermina, Dirceu Pinto e todos atletas que representaram o Brasil nos Jogos de Londres, a próxima parada é no Rio de Janeiro em 2016.

Assista a matéria do Repórter Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário