one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criação do parque no município goiano de Mambaí é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelas carvoarias e pelo avanço da agricultura.

Imagem:

Compartilhar:

Cidade em Goiás ganha Parque Natural Municipal do Pequi

Criado em 17/09/12 18h47 e atualizado em 20/09/12 15h08
Por Daniela Fideles da Silva Fonte:Conteúdo Colaborativo

Parque Municipal Pequi
Criação do parque no município goiano de Mambaí é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelas carvoarias e pelo avanço da agricultura. (Daniela Fideles da Silva)

Foi criado no último dia 11 de setembro, no Dia Nacional do Cerrado, o Parque Natural Municipal do Pequi situado no município de Mambaí-GO.

Com área de aproximadamente 2.300 hectares, o Parque representa um incremento de 51,63% sobre a quantidade de áreas protegidas por Unidades Municipais de Conservação no Estado de Goiás, passando a assumir o posto de 2ª maior Unidade de Conservação Municipal.

A sua criação se deu com recursos de compensação ambiental do empreendimento Linhas de Transmissão 500 kV Samambaia-Itumbiara e Samambaia-Emborcação. A partir da sua criação, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, passa a atuar decisivamente na conservação da fauna, flora e dos recursos hídricos, em corresponsabilidade com a Área de Proteção Ambiental – APA das Nascentes do Rio Vermelho, onde está inserido.

Parque Municipal Pequi 2
Ilustração da área do Parque Municipal do Pequi inserido no município de Mambaí-GO (Daniela Fideles da Silva)

O Parque constituirá um espaço público de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Em sua extensão, abriga uma diversidade de paisagens naturais com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, uma grande variedade de espécies da fauna, incluindo as endêmicas e sob risco de extinção; uma significativa porção dos efluentes do Rio Vermelho, além de cachoeiras, acidentes geográficos e cavernas.

A criação do Parque é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelo desmatamento, carvoarias, avanço da agricultura.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário