one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ferramenta vai acompanhar também as metas de redução de emissão de carbono dos estados.

Imagem:

Compartilhar:

Países do Basic querem novo período de compromissos do protocolo de Quioto

Criado em 21/09/12 17h38 e atualizado em 21/09/12 17h59
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Meio ambiente
Meio ambiente volta a ser debatido em Doha (Marcelo Camargo / ABr)

Brasília (Agência Lusa) - O Brasil, a África do Sul, a Índia e a China, defendem um segundo período de compromissos do protocolo de Quioto a partir de janeiro de 2013, segundo um comunicado  divulgado nesta sexta-feira (21) no final de um encontro sobre mudanças climáticas.

O 12º encontro ministerial do grupo denominado Basic - criado em 2007 como grupo informal de diálogo sobre as negociações a respeito de mudanças do clima - teve início no dia anterior e contou com a presença dos ministros brasileiros Antônio Patriota, das Relações Exteriores e Izabella Teixeira do Meio Ambiente, do vice-presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Xie Zenhua , da ministra da Água e Assuntos Ambientais da África do Sul, Edna Molewa e do embaixador da Índia no Brasil Bellur Shamarao Prakash.

Os Estados do Basic consideraram que os países do Anexo I do protocolo de Quioto (que não fazem parte do acordo ou não entregaram metas de redução da emissão de gases poluentes) demonstram falta de vontade em colaborar, pelo que lhes fizeram um apelo para que atuem de "acordo com suas responsbilidades históricas".

Leia também:

Basic preparam declaração conjunta sobre mudanças climáticas

Países discutem propostas para conter os avanços das mudanças climáticas

Governo pede definição ágil das regras da segunda etapa do Protocolo de Quioto

O comunicado conjunto também enfatiza a importância de meios de aplicação das medidas discutidas, e a definição de fontes para financiamentos de longo prazo. Os ministros do Basic reiteraram sua preocupação sobre a ação unilateral da União Europeia que inclui a aviação internacional no seu esquema de comércio de emissões (Emissions Trading Scheme). Os países concluíram que essa abordagem enfraquece os esforços para combater a mudança no clima de forma multilateral.

Os participantes no encontro também apoiaram a adoção do documento "O futuro que nós queremos", com os princípios definidos no Rio de Janeiro durante a conferéncia da ONU para o clima Rio+20, em particular "as responsabilidades comuns, mas diferenciadas".

Além dos países que compõem o Basic, também participaram da reunião representantes da Argélia, Barbados, Argentina e Catar. Doha, capital do Catar, é a sede da próxima convenção do Clima, a COP-18, que será realizada entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro de 2012.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário