one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sanepar é investigada como a maior empresa poluidora dos rios do estado.

Imagem:

Compartilhar:

Cerca de 894 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico no mundo

Criado em 21/03/13 12h23 e atualizado em 21/03/13 13h32
Por Allan Walbert Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Poluição
No Brasil, taxa de tratamento de esgoto não acompanhou urbanização das últimas décadas (Foto: Renato Ganoza/CC)

Apenas 2,5% de toda a água existente no mundo é doce. A já reduzida porcentagem fica ainda menor (0,3%) quando se fala em água fresca, de fácil acesso, disponível em lagos, lagoas, rios e riachos. Mas a interferência humana de modo agressivo e desordenado vem piorando a disponibilidade de recursos hídricos. Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água – em  22 de março – campanhas alertam sobre a ameaça da poluição a ambientes aquáticos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que diariamente dois milhões de toneladas de resíduos humanos são colocados em ambientes aquáticos. A produção de poluentes orgânicos despejados na água pelo setor de alimentos chega a 40% em países de alta renda e 54% em países de baixa renda.

Leia também:

Agricultura é quem mais gasta água no Brasil e no mundo

ONU aponta carência e má distribuição de água para uso

Tema para comemorações do Dia da Água neste ano é cooperação

Além de contribuir para a mortalidade nos rios e atingir diretamente as comunidades ribeirinhas, a poluição vem associada a outro fator de risco apontado por organismos internacionais e nacionais: o saneamento básico. Com a ação degradante do homem sobre o recurso e os altos preços para a despoluição hídrica, falta água no mundo para surprir as necessidades mais básicas da população.

Ainda de acordo com a ONU, cerca de 894 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a condições sanitárias adequadas. A cada vinte segundos, uma criança morre vítima de doenças causadas pela falta de saneamento básico, a exemplo da diarréia. Para se ter uma ideia, a África Subsaariana gasta pelo menos 12% do orçamento destinado à saúde pública no tratamento dessa enfermidade.

Brasil

No Brasil, um dos principais fenômenos responsáveis pela poluição dos recursos hídricos foi a urbanização. Isso porque o crescimento da população das cidades não foi acompanhado pelo aumento proporcional dos serviços de coleta sanitária e tratamento de esgotos. Para a Agência Nacional de Águas (ANA), conforme análises contidas no Panorama de Qualidade de Águas Superficiais, “atualmente, os esgotos domésticos representam a principal pressão sobre os recursos hídricos do país”.

Quando se fala em técnicas para tratamento de esgotos, os efluentes podem passar por quatro estágios – do preliminar ao terciário. Apenas o tratamento terciário retira nutrientes como o fósforo, principal responsável pelo processo de eutrofização das águas doces. A eutrofização pode ser ententidade como processo derivado da poluição em que ocorre diminuição do nível de oxigênio, excesso de algas que se alimentam desses resíduos, e a consequente morte de diversos organismos vivos, como os peixes. Do volume total de esgotos tratados por dia no Brasil, apenas 10% passam por tratamento terciário (ver infográfico abaixo).

Além da urbanização, a ANA aponta outros fatores de pressão sobre as águas brasileiras. Industrialização, desmatamento, uso de fertilizantes e agrotóxicos, salinização e mineralização são algumas das ameaças.

Confira no infográfico abaixo dados e análises sobre a poluição, saneamento básico e qualidade das águas no Brasil e no mundo

Poluição hídrica Poluição hídrica no Brasil | Create infographics


Edição: Priscila Ferreira
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário