Digite sua busca e aperte enter


Água vai passar a ser um dos temas centrais do Conselho de Segurança da ONU

Imagem:

Compartilhar:

ONU reforça tema da água na agenda do Conselho de Segurança

Criado em 22/03/13 12h30 e atualizado em 22/03/13 13h02
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

segurança hídrica conflitos pela água dia da água falta de água falta d'água
Água vai passar a ser um dos temas centrais do Conselho de Segurança da ONU (DFID-UK/CC)

A escassez de água e a luta pelo recurso natural em vários países do mundo levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a reforçar o tema "segurança hídrica" na agenda de debates do Conselho de Segurança. Em comemoração ao Dia da Água, o órgão lançou nesta sexta-feira (22) um relatório com as principais definições sobre o tema e exemplos da necessidade de discussão em torno dele.

Desde que aumentaram no mundo os conflitos de segurança nacional e internacional por conta do acesso à agua, a ONU já discutia a necessidade de uma atenção maior em torno da questão. Faltava, no entanto, uma definição que norteasse as políticas tanto de meio ambiente e saúde, quanto de segurança propriamente dita. O objetivo era se afastar de conceitos focados em operações militares.

Leia também:

Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef

Mais da metade da população mundial ainda não tem água de qualidade em casa

Quatro cidades da Baixada Fluminense estão entre as maiores do país sem tratamento de esgoto

Empresas de água perdem até 35,7% do faturamento com vazamentos e ligações clandestinas

“A capacidade de uma população de salvaguardar o acesso sustentável a quantidades adequadas de água de qualidade para garantir meios de sobrevivência, o bem estar humano, o desenvolvimento sócio-econômico; para assegurar proteção contra poluição e desastres relacionados à água, e para preservação de ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política”. Esse é o conceito de 'segurança hídrica' revelado hoje pela ONU.

De acordo com o co-administrador da Força Tarefa da ONU-Água sobre Segurança Hídrica, Zafar Adeel, o consenso no entendimento da expressão tem uma importância central para a agenda internacional. “Não se pode continuar com variações de significado. Uma definição compartilhada é necessária para colocar todo mundo no mesmo patamar. Somente a partir disso podemos dar respostas coerentes aos desafios”, disse.

A Agenda Global de Segurança Hídrica, divulgada hoje, coloca o gerenciamento do Aquífero Guarani como exemplo de segurança hídrica que alcançou sucesso, por se tratar de uma região fronteiriça. O relatório cita que em 2010 Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram um acordo para a criação de uma coordenadoria integrada com a intenção de evitar conflitos na região por causa do acesso ao recurso.

O Aquífero Guarani é uma das maiores reservas de água doce do mundo. Está localizada na América do Sul.

Confira no infográfico abaixo alguns dados feitos pela ONU que justificam o reforço sobre o tema segurança hídrica.

Alertas em segurança hídrica | Infographics


E
dição: Priscila Ferreira
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário