one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


terra planeta

Imagem:

Compartilhar:

Comemorada desde a década de 70, Dia da Terra foi reconhecido mundialmente em 2009

Criado em 22/04/13 08h11 e atualizado em 22/04/13 12h32
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Planeta Terra visto do espaço
Planeta Terra visto do espaço (Nasa)

Em uma pesquisa rápida na internet ou em revistas sobre o tema, o Dia da Terra é citado como uma data criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Contudo, em outros documentos, a data é citada como uma escolha das Nações Unidas.

Essa confusão se estabelece porque, apesar do dia ser difundido mundialmente por vários países desde a década de 70, o Dia Internacional da Mãe Terra somente foi reconhecido em 2009, após uma resolução mobilizada pela Bolívia.

Entenda a história
A 80 ª Assembleia Geral das Nações Unidas, realizado em abril de 2009, aprovou uma resolução criando o Dia Internacional da Mãe Terra ou, em inglês,  "International Mother Earth Day" .

O texto do documento reconhece a Terra e seus ecossistemas como a casa da população mundial e manifesta a necessidade de um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais no planeta.

Leia também:

Dia da Terra é comemorado com animação do Google

A resolução foi liderada pelo governo bolivariano e apoiado por mais de 50 estados-membros. Na ocasião, o presidente Evo Morales convidou a todos para adotar a data, já comemomarada por vários países.

A data foi aceitada por todos os presentes na assembleia. Durante a reunião, os participantes fizeram duras críticas ao "estrangulamento" que o Planeta sofre em seus recursos naturais e outros danos ao meio ambiente. A escassez dos recursos naturais também foi lembrado pelo Doodle do Google.

com informaçãoes da ONU
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário