one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Campo na Mongólia

Imagem:

Compartilhar:

Dia Mundial do Meio Ambiente será lançado pela ONU na Mongólia

Criado em 30/05/13 09h53 e atualizado em 30/05/13 10h22
Por Carolina Gonçalves Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Campo na Mongólia
Campo na Mongólia (David Berkowitz / Creative Commons)

Brasília - Na próxima semana, representantes de diversos escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) estarão na Mongólia para lançar o Dia Mundial do Meio Ambiente, tentando estimular uma mudança de consciência e encorajar iniciativas ambientais em todo o mundo. A data é celebrada pela organização desde 1972, no dia 5 de junho. Na edição deste ano, a ONU vai destacar uma campanha que já havia sido lançada em janeiro para alertar sobre o desperdício e a perda de comida - Pensar. Comer. Conservar.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criou um site do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) em português, que será o único traduzido para um idioma que não é oficial da ONU. 

Com informações do Pnuma e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o site reserva um espaço para que qualquer pessoa registre atividades que serão promovidas para celebrar a data e aponta sugestões para organizações que querem realizar algum evento. Como a página está integrada ao site em outros idiomas e a redes sociais, a expectativa é que essas atividades ganhem visibilidade global e possam atrair mais pessoas.

As informações reunidas em artigos e textos apontam para cenários alarmantes. De acordo com a FAO, no mundo quase 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora a cada ano, o que equivale a toda a produção da África Subsaariana no mesmo período. O órgão alerta que enquanto esse desperdício continua sendo registrado, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por desnutrição.

“Devido a esses enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, o tema deste ano — Pensar. Comer. Conservar — procura prover maiores informações sobre os impactos ambientais das escolhas que são feitas em relação à comida e, consequentemente, conscientizar sobre essas decisões”, destacam os órgãos no site criado.

A intenção da ONU é mostrar que qualquer pessoa pode adotar decisões conscientes, como a escolha de alimentos que tenham menor impacto ambiental para serem produzidos, como os orgânicos que não usam produtos químicos, e os produzidos no próprio país onde vive. “É importante pensar antes de comer e, assim, ajudar a conservar o meio ambiente”, acrescentam nos documentos.

A adoção de algumas mudanças nos processos produtivos, estimuladas pelo governo da Mongólia, fez com que o país fosse escolhido para sediar o lançamento este ano. Os principais setores da economia do país asiático estão recebendo incentivos para uma transição para a Economia Verde.

Dirigentes do Pnuma acreditam que, sendo sede do evento oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo da Mongólia tem a oportunidade de mostrar ao mundo que a transição para a Economia Verde é possível a qualquer setor. Recentemente, o governo aprovou uma lei contra a poluição atmosférica. Há três anos, a Mongólia suspendeu todos os pedidos de criação de minas de carvão até que uma legislação atualizada fosse estabelecida.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário