one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A maior aposta dos negociadores em relação à conferência é a conclusão da segunda rodada de compromissos do Protocolo de Quioto

Imagem:

Compartilhar:

Conferência da ONU sobre mudanças climáticas esbarra em falta de acordo

Criado em 23/11/13 11h23 e atualizado em 23/11/13 11h38
Por Agência Lusa

Varsóvia – A conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP-19), que acontece em Varsóvia, prolongou-se para este sábado, com os representantes dos países ricos e pobres divididos sobre quem deve fazer o quê para afastar a ameaça do aquecimento global. O encontro de ministros e negociadores prolongou-se para procurar um terreno comum que permita a assinatura de um pacto ambicioso sobre o clima, em Paris, em 2015.

Os delegados, no entanto, mantêm-se profundamente divididos, tanto no que toca a divisão das reduções das emissões de dióxido de carbono que permita conter o aquecimento global a dois graus centígrados, quanto sobre o financiamento dos países pobres e climaticamente vulneráveis. “Passaremos a noite em claro se for preciso, mas esperamos encerrar a conferência tão depressa quanto possível”, disse o vice-ministro polonês do Meio Ambiente, Beata Jaczewska, cujo país acolheu a conferência ao longo de 11 dias.

O encontro, que juntou representantes de quase duas centenas de nações, devia preparar o terreno para um acordo histórico que obrigasse pela primeira vez todas as nações a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

A tendência atual destas emissões levou os cientistas a alertarem que a Terra pode sofrer um aquecimento de, pelo menos, quatro graus, em relação ao período pré-industrial, o que vai ser sinónimo de várias catástrofes – tempestades, secas, inundações e subida do nível do mar – que vai atingir de forma desproporcional os países mais pobres.

“Se não tivermos sucesso em Paris, as hipóteses de conseguirmos limitar o aquecimento global a dois graus serão escassas ou nenhumas”, disse o ministro do Desenvolvimento francês, Pascal Canfin.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário