one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Depoimento do Profº Aziz Nacib Ab'Saber durante a implantação da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, realizada dia 1º de Março de 2012 na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Imagem:

Compartilhar:

Aziz Ab'Saber: referência no estudo da geografia do Brasil completaria 90 anos

Criado em 24/10/14 10h13 e atualizado em 24/10/14 10h21
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Um dos geógrafos mais respeitados do país, Aziz Nacib Ab’Saber completaria nesta sexta-feira (24) 90 anos. Referência nacional em assuntos relacionados ao meio ambiente, Aziz não se limitou à geomorfologia brasileira, sua especialidade, mas abraçou as causas ambientais e se engajou no debate socioambiental.

Nascido em São Luís do Paraitinga (SP), no dia 24 de outubro de 1924, Ab'Saber era filho de pai libanês e mãe brasileira. A família se mudou para São Paulo quando o garoto tinha 16 anos, o que permitiu que Aziz estudasse e ingressasse na Universidade de São Paulo, um ano depois, no curso de Geografia e História. A primeira atividade de Ab’Saber como aluno da USP foi uma excursão que passou por Sorocaba, Itu, Salto e Campinas, em 1940. Ab’Saber afirmava que a partir daquela viagem, decidira ser geógrafo.

Aziz tornou-se professor titular da USP em 1968. Ao longo de sua carreira, além de ministrar aulas, o geógrafo publicava artigos, assinava colunas em revistas e jornais e participava de encontros com foco ambiental. A atuação como acadêmico respeitado e militante das causas ambientais aumentou a visibilidade de Aziz, que colecionou prêmios ao longo da vida. Entre eles, o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (1997 e 2005), e em Ciências Exatas (2007); a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001); e o Prêmio Juca Pato, de Intelectual do Ano (2011).

Acostumado a ir a campo e conhecer a realidade brasileira localmente, Aziz tinha um profundo conhecimento dos ecossistemas e suas fragilidades. Suas pesquisas, porém, se restringiram a temas nacionais e sua reputação não ultrapassou as fronteiras brasileiras. 

O geógrafo participou ativamente da discussão de dois temas polêmicos, nos quais tomou posição contrária às propostas do governo. Sobre a transposição do rio São Francisco, Aziz afirmava que não existiam estudos suficientes de impacto da obra. No caso da reforma do Código Florestal, questionava a ampla liberação dos processos de desmatamento.

Aziz morreu no dia 16 de março de 2012, aos 87 anos, vítima de um ataque cardíaco em sua residência, em São Paulo.

Confira participações do geógrafo em programas de Tv e debates.

Aziz AbSaber fala do cuidado que o planeta precisa ter com a Amazônia:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Aziz Ab'Saber discursa na abertura da Comissão da Verdade de SP:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Aziz Ab'Saber debate biodiversidade e Rio 92 no programa Roda Viva:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Expedições: programa aborda perigos enfrentados pela Mata Atlântica e reproduz depoimento histórico de Aziz Ab'Saber:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário