one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Quilombolas recebem autorização para explorar castanhais no Pará

Criado em 25/01/15 15h38 e atualizado em 25/01/15 15h55
Por Sheily Noleto Fonte:Radioagência Nacional

Termo de Compromisso assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) autoriza quilombolas da Reserva Biológica do Rio Trombetas, em Oriximiná, no oeste do Pará, a continuarem explorando os castanhais da área.

 

Ouça a reportagem da Radioagência Nacional: 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Quilombolas recebem autorização para explorar castanhais no Pará

A pedido do Ministério Público Federal, o ICMBIO prorrogou o termo que ordena o uso dos castanhais pelas comunidades quilombolas. O documento deve valer até que seja apresentada uma solução sobre a regularização territorial da área.

Segundo o MPF, na região onde estão as comunidades quilombolas, há uma floresta nacional -a Flona Saracá-Taquera -, instituída depois da ocupação territorial pelos quilombolas, e uma reserva biológica - Reserva do Rio Trombetas.

As duas áreas são reivindicadas pelos quilombolas e o MPF alegou que já entrou com várias ações pedindo na Justiça o reconhecimento da propriedade das comunidades tradicionais, mas a questão está estagnada há anos na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário