X

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dez dicas para economizar água em casa

Criado em 19/03/15 12h17 e atualizado em 23/03/15 10h47
Por Ana Freire e Gustavo Gomes

A falta d'água, problema que afeta há décadas uma parte considerável da população do Nordeste, atingiu nos últimos meses também os moradores do Sudeste com a redução dos níveis de diversos reservatórios que abastecem os estados da região. A população de grandes cidades, como São Paulo, tiveram que se adaptar à nova rotina, que inclui momentos de interrupção do abastecimento durante períodos do dia e a chamada "diminuição da pressão".

Morando ou não nessas regiões, é possível adotar algumas medidas práticas no dia a dia para reduzir o consumo de água na residência. Além de contribuir com a redução total do consumo da sua cidade, ainda gera uma economia na conta no fim do mês. Confira dez dicas para reduzir o consumo de água:

1 - Reaproveite a água da máquina de lavar

A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 2

2 - Ar-condicionado

O seu ar-condicionando fica pingando água? Coloque um balde embaixo da goteira e utilize a água captada para outras atividades domésticas.

3 - Balde no chuveiro

Quem usa chuveiro a gás precisa ligar o equipamento e deixar a água escorrer pelo ralo enquanto ela esquenta. Quem não quer encarar a água fria pode colocar um balde embaixo da ducha enquanto o chuveiro esquenta e usar a água para dar descarga no vaso sanitário. A economia pode chegar a até 10 litros.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 1

4 - Lavagem de frutas e legumes

Na hora de lavar frutas, legumes ou verduras, use uma panela ou tigela com água, em vez de usar água corrente. Depois, use essa mesma água para outras tafeas, como limpar o chão ou para regar as plantas.

5 - Eficiência no banho

Otimize seu tempo e consumo de água no banho. Desligue o chuveiro ao se ensaboar e reduza o tempo embaixo da ducha. Cada cinco minutos de banho gastam 60 litros de água. Se você reduzir o tempo no chuveiro em um minuto, por exemplo, economiza 12 litros.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 8

6 - Carro limpo sem desperdício

Quando for lavar o carro, não utilize mangueira. Troque o utensílio pelo balde. Outra forma de economia é a ecolavagem: é possível deixar o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Para viabilizar, você precisa de um shampoo especial para lavagem, dois panos de microfibra e um borrifador com 400 ml de água.

7 - Na pia do banheiro

Desligue a torneira ao fazer a barba, lavar as mãos ou escovar os dentes. Segundo a Sabesp, uma torneira ligada gasta de 12 a 20 litros por minuto. E depois do uso verifique se a torneira ficou bem fechada. O pinga-pinga gera um consumo de 6,5 mil litros ao longo do mês, o suficiente para 45 pessoas tomarem banhos com duração de 15 minutos.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 4

8 - Invista nos acessórios

Na loja de utilidades domésticas ou ferragens, pergunte sobre os arejadores ou pelos redutores de vazão, itens que podem reduzir o consumo em pelo menos 20%. Em São Paulo a Sabesp está distribuindo essas peças para a apopulação. Outra opção são as válvulas de descarga de duplo acionamento, que permitem o despejo de três ou seis litros d’água.

9 - Louça suja de molho

Deixe panelas, pratos e utensílios sujos de molho por alguns minutos antes de lavá-los. O procedimento ajuda a soltar a sujeira. Durante a lavagem, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e use água corrente só na hora de enxaguar. Importante lembrar que a máquina de lavar-louça gasta cerca de 40 litros, utilize-a somente quando estiver cheia.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 7

10 - Procure os vazamentos

Fique atento aos vazamentos na sua casa. Segundo a Copasa, uma torneira mal encaixada pode desperdiçar, em média, 2.088 litros por dia ou 62.640 litros por mês. Uma forma de verificar se há vazamentos é fechar todas as torneiras  e monitorar o hidrômeto. Se o ponteiro do registro continuar firando, é sinal de que há vazamento. Procure um profissional qualificado para identificá-lo e consertá-lo.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Semana da Água - 9

Se você tem alguma solução criativa para poupar água em casa compartilhe com o Portal EBC nos comentários abaixo ou escreva para colaborativo@ebc.com.br .

 

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário