one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fernando Frazão / ABr

Compartilhar:

ONU alerta que 783 milhões não têm acesso à água no mundo

Criado em 31/03/15 09h21 e atualizado em 31/03/15 09h30
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

A ONU alertou que 783 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e quase 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento básico.

Para combater o problema, o vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson, falou sobre a necessidade da implementação de uma "hidro diplomacia".

"Água para Vida"

Na abertura do debate de alto nível "Água para Vida" promovido pela Assembleia Geral da ONU, esta segunda-feira, Eliasson disse que "historicamente, o compartilhamento de recursos hídricos tem unido os países e que a comunidade internacional deve continuar neste caminho".

Creative Commons - CC BY 3.0 - ONU alerta que 783 milhões não têm acesso à água no mundo

A reunião tem como objetivo avaliar os progressos alcançados no setor entre 2005-2015, nomeada como década de ação em prol da água.

Segundo a ONU, nos últimos 10 anos, foram registrados avanços significativos na promoção do acesso à água e ao saneamento, além da cooperação sobre questões relacionadas ao bem natural.

O vice-chefe das Nações Unidas disse que "em vez de se ver o compartilhamento da água como um problema, o mundo deve tratar isso como uma solução potencial com a ajuda de uma nova e dinâmica hidro diplomacia".

Eliasson disse que "a comunidade internacional deve desenvolver estratégias que façam da água uma fonte de razão para cooperação e não para conflito".

Desafios

O presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, também mencionou os progressos alcançados em relação ao acesso à água e ao saneamento nos últimos 10 anos.

Apesar disso, o presidente do órgão disse que o mundo ainda enfrenta vários desafios relacionados à água.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as recentes crises que envolvem o bem natural são vistas como um dos maiores riscos globais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário